[originalmente sem assunto][OT] IDEs e software livre

Em Wed, Aug 20, 2003 at 10:32:47PM -0300, Felipe Guerço escreveu:
> [...]

¡Vale! Se bem que o Lazarus andou meio jogado às traças ultimamente,
não? Aprender C (Glade, GTK+) e/ou C++ (Glade de novo, GTK+ de novo,
QT/KDE, KDevelop, QTDesigner) não seria um investimento melhor? Só
sugestão...

> Ae, existe o Kylix Open. Você ainda consegue a Freeclx e o pacote de
> componentes Indy tudo livre. Assim você pode construir aplicações que acessam
> banco de dados e trabalhar com várias paradas para Internet/Intranet.

O Kylix não é livre (não no sentido amplo, <em>free speech</em>), porque, ainda que você não precise pagar pelos binários, você ainda não tem acesso aos fontes. E, camaradas, o que interessa é justamente o código-fonte! Como já dizia o velho mestre Jedi, "Let the Source flow!". Entretanto, concordo que é um excelente IDE, que não tem concorrente à altura na comunidade de software livre.