Re: [OT] Ética (WAS: Re: Servidor de bate-papo)

Thu, Jul 03, 2003 at 02:40:47PM -0300, anderson@mfplan.com.br:
> agora se acesso um email meu particular e a empresa monitora isto, isto ai é
> que é anti etico,

É, mas se você não deveria ler seus e-mails do trabalho, então por um
lado a empresa só está monitorando quem é anti-ético. Por isso que é
necessário uma política de rede dentro de uma empresa.

> o exemplo que você deu das câmeras está ferindo a integridade  fisica
> das pessoas pois neste caso está em um vestuario, mas se está mesma
> camera estiver  em um local externo no qual não venha a pegar ninguém
> desnudo ou coisas do tipo não há anti etica nenhuma nisto, estando ou
> não os funcionarios avisados disto.

Aí que tá: não é só porque você está "na casa" da empresa, que ela pode
fazer tudo o que quiser com você. Você concorda que numa dessa uma
empresa poderia ser processada? Eu disse aqui só "teoricamente".

> Seguindo o seu pensamento em todo e qualquer lugar que for monitorado
> por cameras de segurança escondidas, e nao tiver um aviso, está
> violando a privacidade dos usuarios,

Sim e não. Uma câmera no vestiário é anti-ético. O que se deve separar é
espionar e segurança.

> sendo que são milhares os lugares que se tem cameras de segurança sem
> nenhum aviso, os lugares que avisam são os somente interessados em
> espantar os ladrões.

Se é justificável a camera por motivos de segurança, então não é invasão
de privacidade. Se não é, então é invasão de privacidade. Você já viu
aqueles programas que mostram as câmeras escondidas no depósito, e pegam
os funcionários em momentos íntimos? Isso é passado na televisão nos EUA
e na Europa. Ninguém roubou nada, e a privacidade dos empregados foi
violada, principalmente mostrando na mídia. Por mais errado que o
funcionário estivesse em "fazer uma rapidinha na hora do serviço",
nenhuma firma tem o direito de divulgar tal fato. Uma empresa legal
teria somente tirado a meia hora de sexo do salário dos 2.

> Falo isto por experiencia propria já trabalhei no ramo de segurança e

Segurança é uma coisa séria. Ninguém quer ser roubado ou passado pra
trás. E por isso quem trabalha na segurança deve ter o dever de ser
discreto quando vê algo que não é roubo, não é nada de mais, mas por um
lado não se encaixa com o trabalho. Se eu fosse tal pessoa, por exemplo,
eu teria dado um toque nas pessoas, avisando que aquilo foi filmado e
aconselhando que elas fossem a um motel da próxima vez.

> Falo e repito, tudo que é dá empresa e não venha a ferir a privacidade
> do usuario não é anti etico. Se a empresa poe escuta no telefone que
> eu devo utilizar para o trabalho, ela não tem pelo o que ser
> processada, agora se ela poe escuta no meu celular pessoal ai são
> outros quinhentos.

Realmente pois aí ela está invadindo mesmo o que é seu. Mas mesmo usando
o telefone da empresa eu acho que ela deveria declarar que "Os telefones
dessa empresa estão grampeados para a sua segurança". Isso evita que
funcionário faça e fale bobeiras no telefone. Ele pensará duas vezes
antes de xingar um cliente. Se a empresa não declara é claro que não tem
o que reclamar se a empresa diz: "60% dos seus telefonemas são para sua
mãe/irmã/esposa, está demitido". Pra isso nem precisa de escuta, basta o
protocolo dos números discados e do tempo. Se o cara porém não faz nada
de errado, usa no máximo 5% do telefone para emergências pessoais, e não
sabe que existe escuta, se por acaso alguém da segurança usar
indevidamente (mesmo que seja só um pouquinho) isso, a empresa pode ser
processada. Me falta só um exemplo. Se a empresa declara, ela tem pelo
menos uma "prova" e pode tirar o corpo fora, dizendo mas você sabia!

Repito: anti-ético é espionagem. Se você declara não é mais espionagem.
O que é naturalmente segurança, não precisa ser declarado. Aí eu
pergunto de novo:

Logar todas as conversas que se passa numa empresa no IRC é somente
segurança? Eu como usuário gostaria de saber o que acontece com os
dados: Será somente armazenados para um dia, se precisar, poderem ser
consultados? Serão apagados um dia (por algumas leis deve-se manter por
um tempo e depois apagar)? A assim vai...

Mais 0.02 €

Até

Claudio
--