[OT] Ética (WAS: Re: Servidor de bate-papo)

Thu, Jul 03, 2003 at 11:39:19AM -0300, anderson@mfplan.com.br:
> Bom eu acho que em uma empresa do ponto de vista de funcionario isto nao se
> aplica, eu não tenho direito de escutar telefones alheios, mas desconheço
> alguma lei que proiba uma empresa de grampear seus proprios telefones.

Da mesma forma que não existe nenhum lei que proiba uma firma colocar
uma camera no vestiario feminino (se a firma tem alguma coisa parecida,
é claro). Teoricamente uma firma pode fazer "em casa" o que quiser. Mas
certas coisas são anti-éticas, e você pode ser processado por isso.
Abrindo o jogo com os funcionários e dizendo que a firma faz logs evita
um monte de dor de cabeça para os dois lados. Se um dia alguem reclamar,
você diz que isso estava no contrado ou na "ordem da casa", que foi
aceita quando o empregado foi empregado. Se o empregado não gostar da
política, ele não deve ser contratado. Isso vale somente para novos. Os
empregados que estão no momento da implantação das regras e políticas de
rede devem ser consultados também. E geralmente se é sabido que existem
logs, os usuários se comportam mais.

Até um nível de "mau" comportamente e visitas de sites pornôs é
extremamente tolerável (ninguém é máquina, antes da internet você também
batia papo com seus colegas de trabalho.). Se esse nível se eleva muito,
você sempre pode conversar primeiro com o usuário, ou tirar ele da rede.
O que mais convier (conver?).

Mais uma vez, uma firma tem o "direito" de grampear os telefones, até o
ponto que exista uma proteção dos dados. Se somente o pessoal de
segurança usar o material para fins justificáveis (verificar, se não há
espionagem industrial, ou que ninguém abuse do telefone da empresa), eu
não vejo problema nenhum. Agora se o material é posto em público,
qualquer coisa que um funcionário não gostar e não for ilegal pode ser
usado contra a empresa, da forma que quem estava invadindo a esfera
pessoal do outro era a empresa. Isso é por exemplo o que acontece aqui
na Alemanha. Existem bases jurididas aqui.

Se alguem souber mais sobre essas bases no Brasil, seria interessante. E
se alguem souber de uma outra lista pra poder discutir esse tema OT,
também seria legal.

Até

--
+- .''`. ---| Claudio Clemens in Germany now |------| Sid |-----------+