Re: Servidor de bate-papo

Wed, Jul 02, 2003 at 08:41:14AM -0300, Glaucius Djalma Pereira Junior:

> log no servidor, pra vc vasculhar o papo do pessoal ??  isso eh anti-etico meu amigo....
>
> mas usa o  jabber como server e cliente
>
> www.jabber.org

Hehehe,

até que ponto isso é anti-ético? Acho que se o fato do log for informado
explicitamente não deve haver nenhum problema. É só adotar uma política
para o IRC/jabber, que não é necessário que os "bate-papos" sejam
produtivos e tal. Se for pensar num proxy por exemplo, que cria logs por
default, com um proxy você pode quer todos os sites visitados por um
usuário, inclusive logins e passwords que forem transferidas via HTTP,
muito comum para web-mail. Assim você pode saber direitinho quem é que
visita www.warez.com ou www.mulheresgostosas.com.br, e tomar as
providências necessárias... mas cá entre nós eu só faria isso se fosse a
política da empresa. O que eu quero dizer é que um proxy faz logs e
ninguém se preocupa com isso. O usuário muitas vezes nem sabe o que é um
log, e as vezes até o admin não. Se um jabber com log de tudo for aceito
pela empresa e pelos empregados, não há problemas. Fazer escondido é que
é o problema, que pode até ter algumas complicações juridicas, pois cai
na mesma regra de grampear telefones: é ilegal.

Até

Claudio

--
+- .''`. ---| Claudio Clemens in Germany now |------| Sid |-----------+