Re: [off-topic] anarquismo.

On Sat, 12 Jul 2003 12:54:55 -0300
Pablo Lorenzzoni <spectra@debian.org> escreveu:

> Naum eh bem assim. O anarquismo tomado no seu sentido etimologico (e
> naum da forma como os "pensadores" o pensam) eh, strictu senso, a
> ausencia de estruturas de governo. Isso pode ser bom em uma sociedade
> que todos idealizamos onde todos saum felizes.

Pois então! Uma sociedade livre, onde ninguém governa ninguém.

> Qual postura? Anarquista?

Não! Não sei se foi eu quem expressou mal ou se vc que não me entendeu,
a postura que quis dizer é a de adotar o software não proprietário. =]

> As pessoas se aproximam do GNU/Linux por varios motivos. Mas o
> anarquismo naum pode ser uma delas.

Pode sim, pelo motivo do software não proprietário. No anarquismo, não
haveria propriedade privada.

> O Debian, especialmente, tem governo e estrutura. Apesar
> dos mantenedores serem livres para "manterem" a distribuicao (dentro
> de certos limites), hah um governo sim. Nesse sentido ele **naum** eh
> anarquista.

Ok, mas não disse que ele é anarquista... Se esse tipo de organização
foi a melhor que eles acharam para o Debian, que continue assim. Se
encontrarem algo melhor, que mudem.

> No entanto a forma como o "governo" do Debian eh implementado eh que
> me atrai. Hah um codigo de preceitos e um contrato social a que todos
> somos comprometidos enquanto desenvolvedores. No entanto, dentro
> daqueles limites, somos livres para fazer "o Debian que queremos". Na
> historia do Debian poucas vezes o "governo" teve de intervir em alguma
> coisa, o que eu acho otimo.

Interessante!

> Jah chamei isso, outras vezes, de Anarquismo Meritocrata Capitalista
> (e eu mesmo me defino como um). Com isso quero dizer que o Debian tem
> preceitos centrais, mas preza o direito a acao individual
> (Capitalista, portanto - capitis = cabeca (todos temos uma soh)), e
> devolve na unica moeda importante em uma comunidade Hacker (o
> Respeito) os meritos dessas acoes (Meritocrata, portanto), com o
> minimo de intervencao do "governo" (portanto Anarquista... ou muito
> proximo disso).

Bom, não entendi ainda o "Capitalismo". Capital é o lucro, do trabalho
não pago. Talvez somente Anarquismo Meritocrata, não? O anarquismo
também preza a ação individual, mas essa só se aplica se for para o bem
de todos e não para o bem individual, entende?

> Ninguem estah confundindo... ainda... :-)

Ainda bem =].

> []s
>
> Pablo

Outro,
semente

PS.: Ah, seria uma boa você ler aquele FAQ! =] Depois me fale o que
achou.

 .''`.  Guilherme Mesquita Gondim - semente
: :'  : semente@grosseria.org  UIN(ICQ#) 22721986
`. `'`  GNU/Linux User #307581, Debian User Brasil #625
  `-    GROSSERIA.org: sem educação o caralho!

 Go Debian! Go Anarchism!
 # apt-get install anarchism