Re: [off-topic] anarquismo.

Olah!

Em Sáb 12 Jul 2003 10:46, Guilherme Mesquita Gondim escreveu:
<snip>
| Me aproximei do GNU/Linux justamente por causa de minha grande simpatia
| com o anarquismo, que se baseia numa sociedade livre, sem hierarquias e
| sem propriedade privada, que valoriza a individualidade de cada um e o
| livre pensamento.

Naum eh bem assim. O anarquismo tomado no seu sentido etimologico (e naum da
forma como os "pensadores" o pensam) eh, strictu senso, a ausencia de
estruturas de governo. Isso pode ser bom em uma sociedade que todos
idealizamos onde todos saum felizes.

Acredito que um dia chegaremos lah, e que naum precisaremos mais de governos
ou coisas que o substituam. Todos sabem a diferenca entre o certo e o errado
e os limites onde podemos ir, mas o estado atual de desenvolvimento humano
naum permite que naum cruzemos esses limites.

Isso eh, de forma mais abrangente, incompativel com o Anarquismo "pensado".
IMHO, os "pensadores" do anarquismo (assim como os do comunismo) eh que o
fizeram algo utopico e intangível.

| O Debian é, sem dúvida, uma das distribuições que mais se preocupa com o
| software livre e, também, uma das únicas que adota essa postura
| claramente. Quando o conheci, foi amor a primeira vista.

Qual postura? Anarquista?

As pessoas se aproximam do GNU/Linux por varios motivos. Mas o anarquismo naum
pode ser uma delas. O Debian, especialmente, tem governo e estrutura. Apesar
dos mantenedores serem livres para "manterem" a distribuicao (dentro de
certos limites), hah um governo sim. Nesse sentido ele **naum** eh
anarquista.

No entanto a forma como o "governo" do Debian eh implementado eh que me atrai.
Hah um codigo de preceitos e um contrato social a que todos somos
comprometidos enquanto desenvolvedores. No entanto, dentro daqueles limites,
somos livres para fazer "o Debian que queremos". Na historia do Debian poucas
vezes o "governo" teve de intervir em alguma coisa, o que eu acho otimo.

Jah chamei isso, outras vezes, de Anarquismo Meritocrata Capitalista (e eu
mesmo me defino como um). Com isso quero dizer que o Debian tem preceitos
centrais, mas preza o direito a acao individual (Capitalista, portanto -
capitis = cabeca (todos temos uma soh)), e devolve na unica moeda importante
em uma comunidade Hacker (o Respeito) os meritos dessas acoes (Meritocrata,
portanto), com o minimo de intervencao do "governo" (portanto Anarquista...
ou muito proximo disso).

Mas isso jah fica para o campo filosofico. Para entender esses conceitos temos
de pegar tudo o que sabemos sobre Capitalismo, Meritocracia e Anarquia e
jogar no lixo para repensa-los de uma forma mais primitiva, mais primordial
(e provavelmente mais correta).

| Ah, não confudam anarquismo com bagunça e muito menos com bombas (algo
| comum entre fanzines eletrônicos na internet).

Ninguem estah confundindo... ainda... :-)

| Abraços, obrigado pela atenção,

Anytime, anywhere.

| semente

[]s