Re: [off-topic] anarquismo.

On 12 Jul 2003 11:27:03 -0300
Marcio de Araujo Benedito <china@pbh.gov.br> escreveu:

> Na verdade o cerne do anarquismo e a ausencia do estado, pois ele nao
> e necessario ja que as pessoas convivem em harmonia.

Certo, também, mas não se pode falar que é ausência de Estado e ponto
final. Acontece que o anarquismo é ausência de autoridade e de formas
hierarquicas de organização. O Estado é organizado hierarquicamente
dessa forma, por isso, no anarquismo, não teria um Estado.

> Eu nao acredito que o ser humano atingira este grau de
> desenvolvimento, E mesmo que isso
> possa ser possivel um dia, certamente eu nao estarei vivo pra ver.

Acho que você não pode olhar dessa maneira, pois imagine você em um
mundo com os recursos naturais esgotados? É para onde estamos
caminhando, exploram a natureza sem se preocupar com as gerações
futuras, que certamente sofrerão problemas graves e não viverão como as
pessoas hoje.

> O debian nao tem nada a ver com anarquismo, muito pelo contrario, tem
> um contrato social e uma selecao para fazer parte do time oficial, e
> dentre este time tem uma hierarquia bem definida, com lider e tudo,
> onde as decisoes sao debatidas de votadas.

Sei que o Debian não tem nada a ver com o anarquismo, mas o software não
propietário tem sim algo a ver. E o Debian apoia o software não
proprietário, e era isso que eu quis dizer. Me diga, no Debian, não são
todos voluntários? A organização pode ser hierárquica, mas não acredito
que há um certo interesse pessoal dos líderes e dos participantes no
projeto, ao não ser para o Debian e consequentemente para o software não
proprietário. Talvez a melhor forma que eles encontraram, foi se
organizar desse modo. Existe uma cidade de 10 mil habitantes à mais de
20 anos, onde o que prevalece é o consenso (e o voto é usado somente em
últimos casos), é uma cidade anarquista dinamarquesa, se chama
Christiania. Não há polícia, nem prefeitura, nem governantes, nem
ninguém mais importante que ninguém. O que há é uma democracia direta
(ação direta), e envolve todos os habitantes, diferente dessa
"democracia" em que vivemos, onde temos sim o direito ao voto, mas
depois que legitimamos o governante para 4 anos, não participamos das
decisões.

> Infelismente ainda tem gente que confunde as coisas. Mas onde nao ha
> estado e isso que ha, bombas, onibus incendiados, balas perdidas,
> sequestro, etc..., como em bolsoes de pobreza das grandes cidades
> brasileiras. Entao como condenar o senso comum?

Sim, mas me diga quem deixou as pessoas nessas condições? Além do
próprio Estado brasileiro, há uma coisa que se chama capitalismo, que
valoriza a competição, e não a solidariedade. Se há fome, há
violência... isso enquanto pessoas compram produtos idiotas, que passou
várias vezes em um comercial de televisão, com pessoas sorrindo, fazendo
uma alusão de felicidade, tornando o produto necessário para que a
pessoa se torne mais feliz, sendo que não é verdade.
> []'s

Outro! =]

Bom, espero que me entenda. Ah, e mesmo assim, mesmo se já tem algum
conhecimento quanto ao anarquismo, gostaria que lesse o FAQ (se já não o
fez). É interessante, talvez encontre algumas respostas, e quem sabe
poderemos continuar essa discussão? Não seria ideal na lista dup.

e:
apt-get install anarchism =]
semente