Re: NIS e NFS

On Wed, 04 Jun 2003 10:53:04 +0000, Eduardo Peters wrote:

> Só que neste caso, usando terminais leves, eu teria o prcessamento
> concentrado em uma só máquina, que teria então que ser muito mais
> possante, por um alado facilitaria muito.. mas por outro eu estaria
> desperdiçando todo o hardware local, e promovemdo um fluxo de dados
> muito maior em minha rede local.

	Esse é o engano de todo micreiro...

	Quanto à CPU vide minha última mensagem, tenho casos para confirmar.

	Quanto à rede, o tráfego X é muito mais leve que o tráfego de dados.
Juro.  São apenas coordenadas de tela e especificacões de cor, não dados.
Apenas aplicativos gráficos (Gimp, joguinhos, texturizadores) causarão
muito tráfego.  Outro ganho será se você substituir programas xBase por
SQL bem codificados -- nem tanto se for MySQL ou PostgreSQL mal-feito.

	Mesmo que se utilize /usr centralizado não é tão grave quanto possa
parecer, porque os clientes podem ter cache de arquivos; apenas a primeira
carga de cada nova versão de cada programa causará tráfeto.

> Em minha opinião seria muito mai eficiente se eu tivesse certos
> diretoios, como /usr/ , /home/ e /etc/ compartilados, daí eu teria um
> processamento mais distribuido, um fluxo menor na rede, e conservaria as
> instalações iguais nas maquinas.. outra alternatva que estou tentando 'e

	Engano seu... /usr não distribui processamento, mas armazenamento.
O programa segue rodando local e causando tráfego.  /home *tem* de ser
compartilhado se você quiser manter a sanidade.  /etc *não pode* ser
compartilhado, a menos que você tenha um parque de máquinas absolutamente
uniforme, caso em que você teria terminais X mesmo...

	De qualquer maneira o tráfego X é muito mais leve que o de sistemas
de arquivos como seria com /usr centralizado.

> criar um script que faça com que as pasta trabalhem como espelho de um
> servidor.. do tipo, se eu instalar um programa no servidor, ele executa
> o script, e ele espelha os outro micros... ainda não consegui testar

	Não, o jeito certo é ter o /usr mesmo centralizado... a questão aí
é atualizar os menus, deve ter um jeito, tem de ver no manual de
administracão do Gnome.  Mas de novo, terminais X são muito mais simples.

> isso, mas creio que com instalaçoes identicas deve funcionar.
> Dessa forma como os programas seriam similares, e os arquivos "/home/"
> estariam no servidor deveria correr tudo bem...

	Não é tão difícil.  Eu recomendaria estudar um pouco NIS, NFS,
Intermezzo, LDAP etc antes de comecar, até para poder escolher -- a
solucão tradicional é NIS e NFS, mas há quem diga que LDAP e Intermezzo
estão melhores, com suporte a computadores portáteis e mais confiabilidade.

--
Leandro Guimarães Faria Corsetti Dutra