Re: NIS e NFS

Em Ter, 2003-06-03 às 13:47, fredm@chesf.gov.br escreveu:

> A opção clássica seria o HOWTO da tldp.org:
> http://www.tldp.org/HOWTO/NIS-HOWTO/index.html
>

> Você vai usar linux no desktop? Isso muito me interessa. Fale mais.
> Qual o perfil dos usuários?
> Quais os aplicativos?
> Qual o trabalho de administrar?

Vou descrever um pouco o que é o projeto.
Na minha cidade foi aprovada a lei n 8.333, que regulamenta o uso de
sogtware livre em todo o poder público municipal.
Pois bem, agora fui incumbido de converter toda a Camara Municipal de
Vereadores para GNU/Linux... e posteriormente a Prefeitura, Postos de
Saúde, etc... e assim vai...
Pois bem... na Camara temos o seguinte problema, são diversos
vereadores, funcionários, etc, em vários turnos e dias.. então ter um
micro por pessoa seria inviável...
Vou usar todos os micros, sem distinção em Linux (Debian), e presciso o
fazer de certa forma q qualquer usuário possa utilizar qqer micro sem
"traumas" com seus arquivos, preferencialmente mesmas versões de
programas. etc.. pois para eles (q tem pouco conhecimento) já está
difícil de aceitar o Linux,,, e pior ainda se a cada micro que forem
tiverem que "reaprender a usar..."
Qto a softaware, usarei o Debian, com OpenOffice, (para começo)
Netscape, que são dois softwares que já a algum tempo implantei em
Windows para eles, para minimizar o "trauma da mudança"... e um software
administrativo da Betha Sistems (que até o momento roda pelo Wine, e que
já está em fase final de porte para o Linux)...

Nos servidores é que está o problema, terei que fazer um roteador, com
firewall, squid, proxi e outro para a rede interna, arquivos e bancos de
dados (postgrees para o Betha e MySQL para o Interlegis, que é um
programa do governo para disponizilar via web as leis de todas as
câmaras do Brasil;;;
Ah! naum esqueci de mensionar isso... tem que ter um sevidor web com
ZOPE rodando e pegando BD de um host interno, para ficar mas fácil de
administrar e menos pesado no servidor, pois tem que ter acesso para
rede interna e para as outras camaras do planalto norte catarinense...(
será o servidor web de todas as  camaras da região...
E outro problema já foi esclecido pela lista que é o seguinte...
Tenho um Link de rádio de 512k ---> totalmente instável...
		 Um ADSL 600k
		 e um ISDN (naum sei ainda a velocidade)
Onde tenho que com esses tres links adeequar a melhor velocidade e
disponibilidade (um para o Web Server e outro para acesso internet).

Seria mais ou menos isso... se prescisar de mais detalhes Mande me um
mail em PVT...

Obrigado!
--
  _    Eduardo Peters - Canoinhas - SC