Problemas no Debian

Bom dia a todos,

Isntalei o debian no meu computador a algum tempo atrás
e ainda não consegui conviver pacificamente com ele.
Tenho uma placa de video sis 6326 e som onboard.

A uma semana, eu conseguia entrar no X como usuário, mas
não conseguia como root. Foi ai então que tentei ler as
listas de discussão anteriores e tentar corrigir o
problema sozinho. A solução para o meu problema deveria
ser a seguinte:
dpkg -reconfigure ...
Mas parece que o dpkg não tem essa opção.

Depois disso, dei um xf86config e não consegui mais
entrar no X de nenhum jeito. Dá algo do tipo(depois de
startx):
XF86Config:/etc/X11/XF86Config
(**)stands for suplied,(--)stands for probed/default
values
(--)No modulepath specified using
default: /usr/X11R6/lib/modules
dbe: Unknow error loading module

Config error: /etc/X11/XF86Config:48
Subsection "extmod"
            ^^^^^^
mode section keyword expected
giving up.

Alem disso, quanto tento instalar alguma coisa depois de
dpkg --configure ou de dselect, da o seguinte erro:

dpkg: 'ldconfig' not found on PATH
dpkg: 'start-stop-daemon' not found on PATH
dpkg: 'install-info' not found on PATH
dpkg: 'update-rc.d' not found on PATH
dpkg: 4 expected program(s) not found on PATH
NB: root's PATH should usually
contain /usr/local/sbin /usr/sbin and /sbin

Como posso saber o que esta no PATH de root? Como fazer
alguma coisa funcionar?

Qualquer ajuda é MUITO bem-vinda.

Ate logo

Eduardo

Seleção de Softwares UOL.
10 softwares escolhidos pelo UOL para você e sua família.
http://www.uol.com.br/selecao