Re: Problemas no Debian

On Sat, 10 May 2003 15:04:11 -0300, eduerdo wrote:

> A uma semana, eu conseguia entrar no X como usuário, mas não conseguia
> como root.

	Isso é de propósito.  O superusuário (vulgo root) não deve usar o X;
isso daria ao X permissões demais para um sistema tão complexo.

	A maneira certa é usar ou sudo, ou gnomesu, ou mesmo lancar de um
emulador de terminal onde você tenha comutado usuário ativo para
superusuário (su).

> Foi ai então que tentei ler as listas de discussão anteriores
> e tentar corrigir o problema sozinho. A solução para o meu problema
> deveria ser a seguinte:
> dpkg -reconfigure ...
> Mas parece que o dpkg não tem essa opção.

	Não é uma opcão do dpkg, mas um programa: dpkg-reconfigure, sem
espaco.

> Depois disso, dei um xf86config e não consegui mais entrar no X de nenhum
> jeito. Dá algo do tipo(depois de startx):
> XF86Config:/etc/X11/XF86Config
> (**)stands for suplied,(--)stands for probed/default values
> (--)No modulepath specified using
> default: /usr/X11R6/lib/modules
> dbe: Unknow error loading module
>
> Config error: /etc/X11/XF86Config:48
> Subsection "extmod"
>             ^^^^^^
> mode section keyword expected
> giving up.

	Parece que seu XF86Config está corrupto.  Refaca a configuracão,
o dpkg-reconfigure xserver-xfree86 deve servir para isso.

> Alem disso, quanto tento instalar alguma coisa depois de dpkg --configure
> ou de dselect, da o seguinte erro:
>
> dpkg: 'ldconfig' not found on PATH
> dpkg: 'start-stop-daemon' not found on PATH dpkg: 'install-info' not found
> on PATH dpkg: 'update-rc.d' not found on PATH dpkg: 4 expected program(s)
> not found on PATH NB: root's PATH should usually
> contain /usr/local/sbin /usr/sbin and /sbin

	Parece que você vem usando o sistema como superusuário, e mexeu
onde não devia... teoricamente você deveria reverter essa mudanca.  O
problema é descobrir exatamente onde; poderia ser /etc/environment,
~root/.bashrc, ~root/profile ou qualquer outro desses arquivos de
inicializacão que afetam o superusuário.

> Como posso saber o que esta no PATH de root? Como fazer alguma coisa
> funcionar?

	echo $PATH.  Se aparecer muita coisa no PATH, emitir o comando de
um shell ou eshell do GNU Emacs ajuda a buscar pelo que você quer com C-r.

--
  _   Leandro Guimarães Faria Corsetti Dutra    +41 (21) 648 11 34
 / \  Lausanne, Vaud, Suisse                    +41 (78) 778 11 34