Pedido de Desculpas e Esclarecimentos

Peço desculpas a todos que se sentiram ofendidos pelo tom do meu email,
inclusive aos que não participaram da discussão mas a acompanharam.

O mundo é livre, e o direito ao boicote também.

Agradeço também aqueles que compreenderam o intuito do meu email, que era
despertar o "caminho do meio" em cada um. Os extremos são sempre muito
parecidos.

Não achei que meu email fosse congestionar tanto a lista assim - portanto se
forem responder a este - respondam diretamente a mim e poupem os demais
participantes da lista.

Não pensem que apoio o EUA, pois não apoio.

Apenas não penso que eles são melhores ou piores que ninguém.

O mundo não é governado pelas pessoas e sim pelos interesses corporativos e
pela ganância inescrupulosa de alguns.

O capitalismo selvagem e globalizado cria uma teia de interesses
extremamente complexa e a construção das S.A.s com o mecanismo de troca de
ações torna dificil, senão impossível, determinar a origem de um produto ou
serviço. Nem mesmo é fácil encontrar uma figura juridica para ser acionada
(vide caso da AES Eletropaulo).

Some-se a isto a propriedade intelectual e os royalties - dos quais os
americanos são os paladinos atualmente e os maiores violadores no inicio de
sua industrialização.

Pronto está criada uma situação em que a compra de qq mercadoria ou serviço
coloca algum dinheiro no bolso de algum americano.

Hoje, nos EUA há um avanço significativo das forças conservadoras que
torna-se realmente preocupante. Mas eu vejo, na eliminação de um ditador e
nas crises desencadeadas por um conservador comprometido com interesses
escusos, um alerta para aqueles que deixam de praticar o voto (o voto é uma
pratica, não é apenas o comparecimento às urnas).

Tenho a convicção de que os cidadãos do mundo irão olhar com mais carinho os
valores liberais e humanistas.(liberal não no cunho de liberalismo
econômico)

Não estava aclamando a Microsoft, nem a Oracle e nem outra qualquer.

Quanto as propriedades intelectuais eu acho que deve haver um "caminho do
meio". Os individuos devem ser remunerados por seu trabalho, mas deve haver
um limite na relação lucro/trabalho. Alias, na minha carta eu nem citava
este assunto.

Agradeço a sugestão de usar o Mandrake, eu já faço uso dele.

Como eu disse antes, acho que o Linux e o Debian tem a filosofia e o
potencial necessários para assumir, com destaque, o papel de sistema
operacional como servidor e como desktop.

Valter