Re: Dúvidas sobre kernel e módulos [Era: Re: KDE3 :P]

Olá,

On Wed, Jan 22, 2003 at 10:55:01AM -0200, Jupercio Juliano wrote:

>    Olá, vendo a dica do Mário me lembrei de uma dúvida sobre módulos e kernel, então pergunto se quando não possuo um módulo para um dispositivo tenho que recompilar o kernel com o suporte para aquele, ou existe outra maneira, como a dica passada.
>    Pergunto isto porque meu kernel (2.2 ide-pci, o padrão da woody) não possui suporte, pelo menos é o que o sndconfig acusa, para a minha placa de som (SB AWE32 isa) e nem módulos pra ela. E verifiquei que tem um pacote de drivers pra esta placa.
> [...]

    IMHO, é sempre bom recompilar o kernel, adequando-o às
especificidades do seu hardware.
    Quanto à sua dúvida, no seu caso, acredito que vc terá que, pelo
menos, ter o kernel-source com a versão correspondente à que vc está
utilizando instalado; isto porque, diferente do driver da nVidia que vem
com todos os arquivos .c e .h, o driver da sua placa de som está no
source do kernel; então vc precisa configurar o kernel de acordo com o
seu hardware (pelo menos a parte de som) e compilar um módulo
adequado a ela (placa de som).
    Como vai ter todo este trabalho, aventure-se e recompile o kernel.
    Se for fazer um upgrade de versão maior (2.2 -> 2.4) então leia
cuidadosamente o KERNEL-HOME/Documentation/Changes para ver os pacotes e
versões necessários para o kernel; isto é fundamental.
    Espero ter ajudado.

--
Mario O.de Menezes, Ph.D.     "Many are the plans in a man's heart, but
    IPEN-CNEN/SP                 is the Lord's purpose that prevails"