Re: KDE3 :P

Olá Carlos,

On Tue, Jan 21, 2003 at 10:23:51PM -0200, Herz Stratos wrote:

> Agora quanto a minha placa de vídeo é isso, Um Geforce4 Ti4200 funcionando
> com VESA 16bits...se alguém souber de algum link onde fale como instalar os
> drivers da nVidia, por favor :)
> (li o readme, mas não adiantou)

para instalar os driver da nvidia, você precisa compilar um módulo para
o kernel que está utilizando.

se vc não recompilou o seu kernel, mas apenas instalou o padrão que vem
com o debian, então precisará instalar alguns pacotes adicionais:
kernel-headers-VERSAO_QUE_ESTA_RODANDO
kernel-package

para saber a versão do kernel que vc está rodando, use o comando uname:
uname -a

deve ter uma saída mais ou menos assim:
Linux paracleto 2.4.19 #1 Tue Jan 21 08:51:20 BRST 2003 i686 unknown

então vc instala o kernel-headers-2.4.19-VARIANTE

onde VARIANTE é normalmente o tipo de processador/plataforma que vc tem:
386, 586tsc, 686, 686-smp, bf2.4, k6, k7, sparc, ...

depois de ter estes dois pacotes instalados, então instale os pacotes da
nvidia:
nvidia-glx-src e nvidia-kernel-src

vá para o diretório /usr/src/nvidia-glx-VERSAO
execute o comando: debian/rules binary (AINDA CONECTADO À INTERNET)
ele vai baixar o driver da nVidia, compilar e criar um pacotes no
diretório /usr/src

depois vá para o diretório /usr/src
descompacte o arquivo nvidia-kernel-src.tar.gz (tar xzf )

vá para o diretório /usr/src/KERNEL_HEADER_OU_SOURCE
execute:
make-kpkg --revision 1 --bzimage modules_image

após a compilação, será criado um pacotes no diretório /usr/src

ao todo, três novos pacotes foram criados:
nvidia-glx-VERSAO-1_i386.deb
nvidia-glx-dev-VERSAO-1_i386.deb
nvidia-kernel-VERSAO-KERNEL_VERSAAO-NVIDIA+1_i386.deb

instale estes pacotes:
dpkg -i pacotes_acima

altere o arquivo /etc/modules e inclua o nome do driver nVidia que foi
criado (houve uma alteração no nome). vá em
/lib/modules/VERSAO-KERNEL/kernel/drivers/video
e veja o nome do arquivo (NVdriver.o ou nvidia.o)

coloque uma linha  no /etc/modules com o nome (sem a extensão)
NVdriver ou nvidia

altere o arquivo /etc/X11/XF86Config-4 conforme as instruções do README
na seguinte seção:

(sec-03) EDITING YOUR XF86CONFIG FILE

este arquivo está em /usr/share/doc/nvidia-glx/README.gz
para lê-lo, use: zless README.gz

após isto, (do modo winX), reinicie o Linux.

(do modo Linux): sai do X, vá para um console texto (Crtl+Alt+F1),
- faça logim como root, pare o kdm ou gmd ou xdm (/etc/init.d/kdm stop)
- se vc não tinha nenhum driver da nVidia instalado, rode:
  modprobe NOME_DRIVER (o mesmo que colocou no /etc/modules acima)
- verifique se foi carregado, execute:
  lsmod (procure o nome do driver)
- verifique as mensagens do kernel:
  dmesg (veja as últimas linhas sobre a carga do módulo)
- se deu certo, reinicie o kdm (/etc/init.d/kdm start)
- faça o login e divirta-se com o kde3 e sua placa nvidia

desculpe a mensagem tão longa, espero que ajude.

--
Mario O.de Menezes, Ph.D.     "Many are the plans in a man's heart, but
    IPEN-CNEN/SP                 is the Lord's purpose that prevails"