Re: Iniciando novos usuários era: Esclarecimentos sobre Linux evitam decepções nos novatos

Em Fri, 22 Nov 2002 19:35:55 -0200, Vitor Souza <vitorsouzabr@yahoo.com.br>
escreveu:

> 	Realmente eu não escolhi uma boa analogia, mas eu não consegui pensar
> em outra, então foi aquela mesmo. O que eu quis dizer é que não dá pra
> saber muito sobre tudo, e as pessoas dão prioridade ao que elas acham
> mais importante. Você não pode criticá-las por não darem prioridade a
> aprenderem como as coisas funcionam além da interface de um programa.

Definitivamente, concordo com você... elas dão prioridade ao que acham
importante... no entanto, eu diria que uma pessoa que faz um curso de
computação o está fazendo porque terá necessidade de usar um computador
no trabalho, ou para estudo, por exemplo, e será que essa pessoa vai
saber o que fazer se tiver de usar a planilha do Wordperfect no
trabalho? Sim, as vezes isso acontece... eu acho que aprender além
da interface *é* uma prioridade.

> 	Uma comparação um pouco melhor é o Direito. Todos nós vivemos em
> sociedade, então somos "usuários" das leis. Mas nós conhecemos bem as
> leis? Quem já leu a Constituição? E os mil "códigos" que existem (de
> defesa do consumidor, penal, etc)? Então elas são inúteis pra quem não é
> advogado ou juiz? Acho que não! Mas não temos tempo ou vontade para
> aprender, então confiamos aos advogados a incumbência de nos ajudar
> nessa área.

Mas nós aprendemos a lidar com leis ou com 1 lei apenas? Eu não sei
você, mas eu lido com leis todo dia... sempre assisto jornais, leio
revistas e sempre estou sabendo sobre crimes... se alguém me rouba
ou me causa danos morais, físicos ou patrimoniais eu sei que ele
está violando a lei e sei que tenho dispositivos que posso acionar
para fazer justiça.

Se eu somente soubesse "o básico" o mais certo é que iam me roubar
e eu ficaria babando ou que qualquer advogado me passaria pra trás...

A minha mãe hoje trabalha como revisora no Ministério Público,
mas há uns 10 anos que ela luta pelos direitos de professora
pública dela na marra, baseando-se em leis (vocês não imaginam
como é difícil valer-se dos seus direitos sendo professor do
estado aqui em MG... =()... se ela se alienasse quanto às leis
certamente estaria recebendo um salário muito menor hoje e
não teria gozado algumas das suas férias prêmio e outros benefícios.

Vamos continuar querendo nivelar por baixo?

> 	Por que a Microsoft está perdendo o mercado de servidores mas não o de
> desktops?

Porque as empresas que vendem o hardware não oferecem soluções pré-instaladas
e porque ainda não tem jogos o suficiente para GNU/Linux.

> 	Conheço muita gente que consegue instalar o Windows mas não consegue
> instalar o Debian. Por que? Porque não é o foco do Debian ser um sistema
> com instalação gráfica bonita e intuitiva. É o foco, por exemplo, do
> Mandrake e do Red Hat, que eu acho que qualquer pessoas que instala o
> Windows instala estes dois.

Não... porque estão acostumados com o ambiente Windows... se qualquer um
que instala Windows instala Mandrake então seu argumento já foi por terra =)

> 	Você falou uma coisa muito interessante: "instalação não é tarefa de
> usuário". Então será que "ler a bula" também não seria tarefa de usuário
> de remédio? Usei aquela péssima analogia de novo, mas acho que dá pra
> entender o questionamento...

Ler a bula é tarefa de paciente sim... assim como é tarefa de usuário
entender como usar o programa... mas é tarefa de paciente receitar
o remédio pra si mesmo? Essa é a analogia correta.

> um Scanner ou uma Impressora? Ele vai ter que chamar o administrador do
> sistema pra instalar o periférico. Já no Windows, muita gente não
> precisa disso...

Porque o hardware é feito pra Windows, você sabe disso =)... mas nossa
opinião não é tão idêntica no resto.

> 	Não estou dizendo que todos os outros aspectos devem ser relevados em
> detrimento de uma interface mais fácil de usar. Uma interface intuitiva
> não implica falhas de segurança.

Claro.

> 	Não acho bobagem não. Se ele tem tempo disponível para aprender, ótimo!

hmmm... é que eu considero isso uma prioridade =)

> 	Eu estudo Ciência da Computação. Você acha bobagem eu aprender
> biologia? E química? E história? E direito? São ciências que nada tem a
> ver com o meu foco. Mas e administração? E marketing? E design? Talvez
> tenham mais a ver com o que eu faço e talvez seja interessante aprender,
> ainda mais num mercado competitivo de hoje em dia. Mas se eu decidir ser
> um pesquisador? Eu preciso aprender essas coisas?

hmmm... acho que você não entendeu... programação é uma *ferramenta*
que é útil em todas as áreas... você aprende português, por exemplo,
que pode não ter a ver diretamente com computação, mas é uma ferramenta.

O que acontece é que o computador, como ferramenta, hoje não tem
passado de uma televisãozinha com tudo prontinho... o número de
coisas que um sociólogo pode fazer com programação é enorme... essa
ferramenta está muito sub-utilizada.

> 	Eu acho que o que o autor do artigo vacilou é ter generalizado aquele
> monte de coisas a todos os sitemas GNU/Linux. Os sistemas que tem como
> alvo o usuário leigo (IMHO: Red Hat, Mandrake, TechLinux, Conectiva,
> ...) cumprem bem o seu papel. O Debian não tem esse foco.

Eu nem vou comentar aquele texto =D

> 	O que detonou o Brasil na reserva de mercado foi que os empresários se
> acomodaram por não ter concorrência, e vendiam produtos que não eram
> satisfatórios ao cliente. Em outras palavras, **eles achavam que o
> cliente deveria se adaptar aos produtos deles, e não o contrário**.

Exatamente... só que sua última frase ainda continua errada, na minha
opinião... eles achavam que o produto deles não precisava se adaptar
à realidade e às necessidades do mundo... eles não quiseram ajudar
o desenvolvimento do país e só pensaram no seu lucro...

É o mesmo que acontece hoje... ninguém pensa em ser um profissional
acima da média aprendendo a usar novas ferramentas, só pensam no
aprendizado mínimo e especializado demais. Todo mundo reclama do
presidente e pouca gente faz alguma coisa pra tornar o Brasil um
país mais avançado.

[]s!

Debian: <http://www.debian.org>  *  <http://www.debian-br.org>