Re: Iniciando novos usuários era: Esclarecimentos sobre Linux evitam decepções nos novatos

Em Wed, 20 Nov 2002 10:19:19 -0200, Pablo Lorenzzoni (Pablo Lorenzzoni
<spectra@debian.org>) escreveu:

> [...]
>
> Pelo amor de Deus!!! Se vc eh um gerente de cursos de informatica e
> estiver lendo esse email, por favor, faca um servico a humanidade e
> comece a explicar como as coisas funcionam, ao inves de ensinar
> superficialmente como se opera o Excel. Soh para lembrar: ***Eh para
> isso que vcs saum pagos!!!***.

Pablo,

	Discordo da sua opinião. Acho que os profissionais de informática são
pagos para fazer com que as coisas fiquem o mais simples possível para
os usuários. Para isso é que existem mais e mais estudos em Interface
com o Usuário, para que o usuário, por mais leigo que seja, consiga usar
o sistema sem problemas.

	Quando você vai a um médico e ele te passa um remédio, você é um
usuário do remédio, que não quer saber como aquilo vai afetar seu corpo
ou ao menos lê a bula (se é que alguém entende alguma coisa da bula) pra
saber as contra-indicações e etc. Você simplesmente quer saber o que vai
resolver o seu problema e não quer esquentar a cabeça com aquilo porque
você tem mais o que fazer.

	Assim é o usuário. Claro que tem vários níveis, desde aquele que
gostaria que o sistema já tivesse instalado e configurado e ele só
tivesse que seguir instruções simples para fazer o que ele quer, até
aquele que pega o CD do sistema pra instalar. Contudo, esse último vai
desistir assim que o programa perguntar a ele se ele prefere rodar o
fdisk ou o Disk Druid, porque ele não vai entender nada.

	O Linux hoje, em especial o Debian, é, como o Maçan disse,
power-user-friendly. Não está pronto para ser usado e administrado por
um usuário que não tenha disposição de gastar um tempo aprendendo certas
coisas. Acho que ele funciona muito bem se tiver um administrador que
entenda de Linux ou que queira investir tempo no aprendizado, assim como
eu estou fazendo. Aqui em casa eu ainda acho que meu irmão e minha mãe
não estão prontos pra usar o Linux, mas assim que eu aprender mais um
pouco sobre algumas coisas, tentarei configurar um ambiente que seja de
fácil utilização para que eles possam jogar o Windows fora.

Abraços,
	- Vítor

Vítor Estêvão Silva Souza
http://cliente.escelsanet.com.br/vitorsouza/