Re: Iniciando novos usuários era: Esclarecimentos sobre Linux evitam decepções nos novatos

Olah!

Em Qua 20 Nov 2002 09:14, Christian Lyra escreveu:
| OIs,
|
| 	IMHO o problema é que parece que nenhum usuário novato gosta de um pouco
| de teoria, e daí decorre todos os outros problemas. O que eu costumo
| explicar pros novatos é que existem diferenças na base como os dois
| sistemas (windows X linux) são construidos e isso vai se refletir na
| maneira de usar. É a partir disso que o usuário vai entender porque ele
| precisa digitar a senha para se logar num sistema GNU/Linux, porque o
| windows tem BSOD e o Linux não, porque no linux eh mais dificil instalar um
| periferico (eh mesmo?).

Sim eh o que tento explicar. Existem diferencas! E eh exatamente por isso que
alguem deveria usar o GNU/Linux: pelas diferencas.

| 	O Windows é um sistema baseado na idéia do "poder total" para o usuário
| (qualquer um...), vindo de uma época em que os micros começaram a ficar
| barato e cada um poderia ter o seu (exclusivo), e por causa disso é tão
| fácil destruir o windows... não existe distinção entre usuário e
| administrador. Por um tempo isso até que funcionou bem, mas com a
| popularização da internet, mesmo os micros "de uma pessoa só" passaram a
| fazer parte de um rede muitos usuários... resultado? bem... vcs sabem...

Bem... naum eh exatamente assim. Acrescentaria que o Windows eh uma GUI
multiusuario construido sobre um SO monousuario. Aih eh que comecam os
problemas. Naum eh que o Windows dah o poder total ao usuario, eh que ele
naum tem outros usuarios para delegar poder, saca?

O GNU/Linux eh um sistema multiusuario desde o inicio, foi projetado assim.
Tendo multiplos usuarios, eh natural que se delegue poder em uma maquina.
Daih o root, o grupo admin (ou wheel, ou staff), etc... Isso eh que deve ser
explicado: o GNU/Linux foi projetado com o paradigma de seguranca POSIX em
mente (leia-se seguranca em uma rede de computadores), o Windows simplesmente
naum foi projetado para redes (o suporte a "workgroups" foi um hack encima do
3.1, lembram?)

| 	Já o linux seguiu um caminho beemm diferente. São dois paradigmas
| diferentes, e enquanto o usuário não entender isso, vai continuar fazendo
| comparações superficiais a respeito dos dois sistemas.

Exatamente. Acho que o problema maior naum eh que "o usuario naum quer
aprender". Acho que o problema estah no que vem sendo ensinado.

Quando comecei a mexer em computadores, aprendi a trabalhar com editores de
texto, ambientes de programacao, etc. Naum fiz um "curso de Excel", como os
de hoje. Meu ponto eh: se ensina a trabalhar com a aplicacao especifica, nao
eh ensinado como akilo funciona.

Por exemplo, para um usuario novato, mas que entendeu o paradigma da delegacao
de poder no Unix, tanto faz o grupo de administradores de uma maquina se
chamar wheel, staff ou admin. Ele vai descobrir qualeh o nome correto e vai
utiliza-lo. Jah o novato acostumado com os "cursos de Excel" vai ler em um
HOWTO  "Acrescente o usuario ao grupo admin", vai fazer
# adduser meu_usuario admin
adduser: The group `admin' doesn't exist.
#
E vai acabar postando para uma lista qualquer reclamando que o grupo naum
existe (muito provavelmente com o subject "grupo admin desapareceu", ou qqr
coisa do genero).

Entende meu ponto? A M$ foi tao bem sucedida em criar preguicosos que o nosso
maior problema hoje em disseminar o software livre eh fazer com que os
preguicosos aprendam o minimo necessario para a operacao de qualquer
computador. Quero dizer, ateh mesmo do Windows!!!

Pelo amor de Deus!!! Se vc eh um gerente de cursos de informatica e estiver
lendo esse email, por favor, faca um servico a humanidade e comece a explicar
como as coisas funcionam, ao inves de ensinar superficialmente como se opera
o Excel. Soh para lembrar: ***Eh para isso que vcs saum pagos!!!***.

[]s

Pablo

--
Pablo Lorenzzoni (Spectra) <spectra@debian.org>