Duvidas na instalacao do woody

Pessoal,

Estou querendo começar a usar Debian, mas, gostaria de fazer
algumas colocacoes iniciais.
NAO sou programador ou analista, apenas um curioso que tento me "virar".
Sempre usei Windows.
Nao usarei o Debian para administrar redes ou como servidor, apenas para
home office.
Consegui instalar o Debian. (inicialmente comprei o CD
que vem junto com uma revista).
Isto esclarecido, vamos as duvidas:
1) Tenho um HD c/ 20GB c/ 4 particoes de Windows + 1 HD c/ 1.2GB onde
jah instalei o Debian e fiz a atualização de segurança.
Pergunta: Posso utilizar uma das particoes do HD maior para Debian, sem
ter que formatar o HD inteiro ? (e perder os dados).
2) Configurei o ppp e o wvdial para acessar meu provedor. Embora o "sob demanda" esteja desabilitado, a conexão eh feita sem ser solicitada e eh desconectada (após certo tempo sem uso) tambem ser ser solicitada.
Será que algum programa de email poderá estar fazendo isso automaticamente?
3) A loja LinuxMall eh uma boa opção para se adquirir a distribuição Debian?

Pela ajuda agradeço.

PS- Se houver uma lista mais adequada para o meu perfil de usuário, por favor me indiquem.

Abracos
Cesar