Desenvolvendo aplicativos com C e Mysql - Ajuda

Olá pessoal.

normalmente trabalho na área de administração de redes e programação web, mas
sempre tive imenso desejo de desenvolver utilizando C(a meses comprei alguns
liveros sobre o assunto). Um dos meus sonhos é poder cooperar no
desenvolvimento de algum aplicativo. Bom, aqui no escritório, surgiu a
possibilidade de desenvolver alguns softwares para algumas empresas, quero
utilizar C para me adaptar (sei que demoraria muito,mas o tempo não é tanto
problema assim), e como base de dados Mysql. Pretendo desenvolver os
aplicativos para GNU/Linux e windows( aqui na minha cidade o linux tá
começando a aparecer nas médias empresas agora, e com muito suor), utilizando
ferramentas open source, gcc for linux e windows(djjpg eu acho),GTK 1.2, C e
Mysql (o postgresql para o win98 fica muito pesado)
 só que estou com duas perguntas que me intrigam:

I - .Existe problemas de porte na hora da compilação para estes sistemas
operacionais se eu utiilzar o padrão C ansi e as bibliotecas do GTK e MYSQL ?

II - Não estou conseguindo encontrar uma forma de conexão C no MySQL, já criei
as funções de conexão, mas na hora de compilar ele nao encontrava a
biblioteca mysql.h, copiei a que vem com os fontes para /usr/include e aí ele
não encontra as funções que executo (mysql_real_connect, etc)

III - Como poderia utilizar uma conexão via ODBC com C e MySQL? Creio que
ficaria mais fácil e não teria problemas de portabilidade...

A principal intenção disto e práticar e levar as pequenas empresas daqui
soluções for linux, mas para aqueles que não podem se desfazer (nem querem)
do Ruindows, uma solução puramente livre. Pensei em php/gtk, o que diminuiria
a curva de aprendizado, mas como ele interpreta, imagino que ficaria muito
mais pesado do que o maravilhoso C. Pretendo desenvolver de forma
cliente/servidor, fazendo com que o servidor utilizado seja gnu/linux
(debian, claro)...

Bom pessoal, se alguém puder me dar um forma nisto, iria ajudar bastante.

Desde já agradeço
--
|    Daniel Cordeiro de Morais Neto			           |