Re: Duvidas na instalacao do woody

Cesar dAlbuquerque P <cesar@prajaservicos.cjb.net> writes:

> Pessoal,

Oi César.

> Estou querendo começar a usar Debian, mas, gostaria de fazer
> algumas colocacoes iniciais.
> NAO sou programador ou analista, apenas um curioso que tento me "virar".

Todos somos (curiosos) e todos tentamos (nos virar) :)

> Sempre usei Windows.

Não discriminamos usuários de drogas aqui :) (brincadeira, César!)

> Nao usarei o Debian para administrar redes ou como servidor, apenas para
> home office.

É como eu o utilizo aqui em casa, num P100

> Consegui instalar o Debian. (inicialmente comprei o CD
> que vem junto com uma revista).

O Woody da PC Master?

> Isto esclarecido, vamos as duvidas:
> 1) Tenho um HD c/ 20GB c/ 4 particoes de Windows + 1 HD c/ 1.2GB onde
> jah instalei o Debian e fiz a atualização de segurança.
> Pergunta: Posso utilizar uma das particoes do HD maior para Debian, sem
> ter que formatar o HD inteiro ? (e perder os dados).

Sim. O que queres fazer? Realocar todo o sistema numa partição livre ou apenas uma parte dele (sim, isto é possível! por exemplo, podes montar apenas o /home nesta nova partição).

Se for a segunda alternativa, a resposta da Michelle deve resolver o seu problema. Se for a primeira, sugiro que instales o parted e documentação:

como root, execute: apt-get install parted parted-doc

O parted, entre outras coisas, faz cópia de partições. A documentação está em inglês. Se tiveres problemas com isto, tentamos de outro jeito (reporte-nos).

Embora seja "off-topic" nesta lista, lembro-lhe que se tens suporte a discos de grande capacidade habilitado no Window$ poderás ter problema em usar as partições do disco. Atente para isto.

> 2) Configurei o ppp e o wvdial para acessar meu provedor. Embora o
> "sob demanda" esteja desabilitado, a conexão eh feita sem ser
> solicitada e eh desconectada (após certo tempo sem uso) tambem ser ser
> solicitada.
> Será que algum programa de email poderá estar fazendo isso automaticamente?

O wwwoffle faz isto. Pode ser ele. Tu precisas do wvdial? Para conexão, uso apenas ppp (configurado com pppconfig). Se não precisas, desinstale o wvdial. Para configurar conexão:

como root, execute: pppconfig

siga as instruções. E conecte com:

pon

(adicione um usuário comum ao grupo dip (edite /etc/groups) para autorizá-lo a fazer conexões com o ppp; evite (mesmo!) conectar como root, por questão de segurança)

> 3) A loja LinuxMall eh uma boa opção para se adquirir a distribuição Debian?

Sim, mas não a única. Pode baixar da internet, comprar em revistas,...

> Pela ajuda agradeço.

djí nada!

> PS- Se houver uma lista mais adequada para o meu perfil de usuário,
> por favor me indiquem.

PPS- Em relação a suporte de usuário Debian em língua portuguesa estás no lugar certo.

Todos teremos prazer em ajudá-lo, sempre que possível. Não se acanhe em retornar. Seja bem-vindo.

> Abracos
> Cesar

té + v

--
Marcio Roberto Teixeira

endereço eletrônico: marciotex@pop.com.br
página pessoal (em construção): http://www.marciotex.tk

Usuário "tchê" Debian/GNULinux

Porto Alegre - RS - Brasil

"A vida é como uma boa prova escolar: é curta, com múltiplas escolhas."

O "world" não é o Word. Uso LaTeX: viva o código aberto!