Re: OFF TOPIC : Debian x Conectiva Linux

Em Seg 04 Nov 2002 13:31, you wrote:

> Mas isso eh a mesma coisa do que a adaptacao dos usuarios que vem do
> Windows para o mundo *nix, existe um periodo de adaptacao e mudanca de
> distribuicoes nao eh diferente.

Sim, porém já vi uma pessoa desistir da migração Conectiva -> Debian por esse
"problema".... ok, ele tinha certa preguiça mental..

> O que vejo eh que o pessoal nao entende que existem ferramentas mais
> simples, graficas (gnome-apt, aptitude, synaptic) voltadas aos
> usuarios finais mas mesmo assim voce precisa ler documentacao de como
> funcionam para poder usar.

Certo

> Acho que no geral o pessoal que aprender uma coisa sem esforco. Voce
> jah tentou dirigir um carro sem alguem lhe explicar/ajudar?

Sim :D mas não fui muito longe...
Acho que é por isso que gosto de ao menos tentar programação hoje :-)

> [...]
> sempre indico o 'pratico', 'apt-howto' e 'focalinux'.

> O que vejo de problema ai eh que voce vai colocando camadas e ai fica
> mais complicado para manter jah que uma modificacao em uma camada
> inferior pode implicar em outra(s) em camadas superiores. Acho que o
> modo como o apt foi dividido foi para deixar cada ferramenta fazendo
> um tipo de tarefa o mais simples possivel. Assim como eh feito nos
> *nix como um todo pelo principio do KISS (Keep it Simple Stupid, ou2
> traduzindo, Deixe isso Simples Estupido) por que pode-se fazer coisas
> mais poderosas juntando-se as partes simples.

Certo, apesar de não complicar muito, pensei apenas nas operações básicas,
como juntar instalação, remoção, consultas, etc, básico, pra quando o novo
usuário recém chegado ao mudo deb logar pela primeira vez no seu novo sistema
recém instalado e poder instalar o "joe" sem ter que ler um howto ;-)

> Sim, mas acho que depois do primeiro impacto fica tudo claro de como
> usar porque dependendo do que voce deseja voce vai direto a ferramenta
> que lhe prove suporte aa tarefa. Acho que devemos incentivas aos
> usuarios das outras distribuicoes a usar o apt normalmente.

Concordo

> Veja que estamos com um ponto a nosso favor jah que varias
> distribuicoes RPM Based estao adotando o apt para generenciar os
> pacotes entao a medio prazo ele serah um padrao :)

Isso é muito legal. Esses dias fui dar uma ajustada num Conectiva na casa de
meus pais e dá um alívio o fato de poder usar o apt. Só não migrei pro Debian
lá porque me ameaçaram de tortura...

> Me desculpe a critica mas acho que seria bem mais proveitoso se voce
> usa-se seu tempo para auxiliar subprojetos novos que estao precisando
> de ajuda dentro do Debian (por tudo que citei acima) por exemplo o
> Debian Desktop e o DebianEdu que sao projetos com linhas bastante
> definidas e de suma importancia.

Porque se desculpar? Boas as sujestões e argumentos.
Eu gostaria de poder estudar mais pra poder contribuir realmente. Ainda não
tenho muita qualificação, e meu inglês parece mais com um dialeto de
Madagascar.
Mas a vontade não morreu ainda, e vâmo peleando!
Me interessei bastante pelo DI, mas não conheço muito a GTK nem Python, porém
vou dar uma estudada e sondar o projeto ;-)
Tu, o Kov ou alguém está trabalhando no DI?

> []s :)

Abraço
Huberto

--