Re: OFF TOPIC : Debian x Conectiva Linux

Em Sáb 02 Nov 2002 14:21, Otavio Salvador escreveu:

> Como eu citei no mail que respondi anteriormente, o sistema (como voce
> mesmo falou) eh em camadas e mesmo o APT foi feito usando-se esse
> conceito.
>
> O APT eh formato por ferramentas que tambem sao especializadas (assim
> como o dpkg) para que cada uma faca seu trabalho da melhor forma
> possivel diminuindo a complexidade tanto para o usuario quanto ao
> desenvolvedor (do APT) tornando-o mais simples de usar.
>
> Veja da seguinte forma:
>
> Existem varias combinacoes de comando que o usuario tem a sua
> [...]

OK, concordo 100%.
Mas o que me parece, é que há uma certa confuzão principalmente em usuários
vindos de sistemas baseados em RPM, onde, pra qualquer operação, a gente dava
um rpm --help e eram listadas todas as opções, sejam elas redundantes,
capengas; ou não.
É difícil de cara o novo debian-user achar a documentação onde são
especificados os diferentes comandos para operações diversas (ao menos foi o
meu caso, até eu achar o "Como usar o APT" do Kov...).
Acho que é essa a reclamação "subconsiente" do pessoal...

É possível criar um shel script chamado "apt", onde pode-se colocar todas as
operações fundamentais como no rpm, onde se dá um apt --help e receber da
mesma forma que o rpm as opções de instalação, remoção, atualização, etc,
além de atualização e upgrade, etc.
Isso implicará em uma demora maior dos usuários vindos de plataformas "rpm
based" em se acostumar e ver que é mais racional o sistema atual do Debian.
Usuários novatos em GNU/Linux vidos de Mac ou Win podem ser incentivados a
usar o sistema "correto" diretamente...

Se eu tiver uma brexa na minha eterna falta de tempo, vou tentar iniciar um
script desses, a princípio só por brincadeira. Ou já existe algo pronto?

É só um devaneio...

[]s
Huberto

--