Re: OFF TOPIC : Debian x Conectiva Linux

Huberto Gastal Mayer <betogm1@terra.com.br> writes:

> Mas o que me parece, é que há uma certa confuzão principalmente em usuários
> vindos de sistemas baseados em RPM, onde, pra qualquer operação, a gente dava
> um rpm --help e eram listadas todas as opções, sejam elas redundantes,
> capengas; ou não.
> É difícil de cara o novo debian-user achar a documentação onde são
> especificados os diferentes comandos para operações diversas (ao menos foi o
> meu caso, até eu achar o "Como usar o APT" do Kov...).
> Acho que é essa a reclamação "subconsiente" do pessoal...

Mas isso eh a mesma coisa do que a adaptacao dos usuarios que vem do
Windows para o mundo *nix, existe um periodo de adaptacao e mudanca de
distribuicoes nao eh diferente.

O que vejo eh que o pessoal nao entende que existem ferramentas mais
simples, graficas (gnome-apt, aptitude, synaptic) voltadas aos
usuarios finais mas mesmo assim voce precisa ler documentacao de como
funcionam para poder usar.

Acho que no geral o pessoal que aprender uma coisa sem esforco. Voce
jah tentou dirigir um carro sem alguem lhe explicar/ajudar?

Sempre que novos usuarios vem com duvidas de como usar o Debian eu
sempre indico o 'pratico', 'apt-howto' e 'focalinux'.

> É possível criar um shel script chamado "apt", onde pode-se colocar todas as
> operações fundamentais como no rpm, onde se dá um apt --help e receber da
> mesma forma que o rpm as opções de instalação, remoção, atualização, etc,
> além de atualização e upgrade, etc.

O que vejo de problema ai eh que voce vai colocando camadas e ai fica
mais complicado para manter jah que uma modificacao em uma camada
inferior pode implicar em outra(s) em camadas superiores. Acho que o
modo como o apt foi dividido foi para deixar cada ferramenta fazendo
um tipo de tarefa o mais simples possivel. Assim como eh feito nos
*nix como um todo pelo principio do KISS (Keep it Simple Stupid, ou
traduzindo, Deixe isso Simples Estupido) por que pode-se fazer coisas
mais poderosas juntando-se as partes simples.

> Isso implicará em uma demora maior dos usuários vindos de plataformas "rpm
> based" em se acostumar e ver que é mais racional o sistema atual do Debian.
> Usuários novatos em GNU/Linux vidos de Mac ou Win podem ser incentivados a
> usar o sistema "correto" diretamente...

Sim, mas acho que depois do primeiro impacto fica tudo claro de como
usar porque dependendo do que voce deseja voce vai direto a ferramenta
que lhe prove suporte aa tarefa. Acho que devemos incentivas aos
usuarios das outras distribuicoes a usar o apt normalmente.

Veja que estamos com um ponto a nosso favor jah que varias
distribuicoes RPM Based estao adotando o apt para generenciar os
pacotes entao a medio prazo ele serah um padrao :)

> Se eu tiver uma brexa na minha eterna falta de tempo, vou tentar iniciar um
> script desses, a princípio só por brincadeira. Ou já existe algo pronto?

Me desculpe a critica mas acho que seria bem mais proveitoso se voce
usa-se seu tempo para auxiliar subprojetos novos que estao precisando
de ajuda dentro do Debian (por tudo que citei acima) por exemplo o
Debian Desktop e o DebianEdu que sao projetos com linhas bastante
definidas e de suma importancia.

[]s :)

--
        O T A V I O    S A L V A D O R