Re: OFF TOPIC : Debian x Conectiva Linux

Joel Franco <joel@netlocal.com.br> writes:

> Eu acho que ai entram duas questões: infraestrutura e agilidade.
>
> o Colocar o dpkg para fazer isso não dá porque a infraestrutura do
> sistema de pacotes do debian é meio que em layers (fix me) e o dpkg é um
> dos layers low-level. Por isso, a função dele é somente trabalhar com os
> arquivos em si (.deb).
>
> o IMHO, eu acho que seria fantástico conseguir integrar todas as
> necessidades de um usuário de um sistema operacional debian, em uma
> única ferramenta. Não gosto de ter que user "apt-cache", "apt-file",
> [...]

Como eu citei no mail que respondi anteriormente, o sistema (como voce
mesmo falou) eh em camadas e mesmo o APT foi feito usando-se esse
conceito.

O APT eh formato por ferramentas que tambem sao especializadas (assim
como o dpkg) para que cada uma faca seu trabalho da melhor forma
possivel diminuindo a complexidade tanto para o usuario quanto ao
desenvolvedor (do APT) tornando-o mais simples de usar.

Veja da seguinte forma:

Existem varias combinacoes de comando que o usuario tem a sua
disposicao para usar com os aplicativos do APT (apt-{get,cache,...}) e
veja como seria complicado para o usuario ter uma forma simples de
usar por exemplo um comando apt que tenha todas as possibilidades que
os outros comandos possibilitam hoje.

Sempre que fazemos uma ferramenta mais flexisivel, aumentamos a
complexidade de uso da mesma para o usuario final simplesmente por
darmos mais opcoes de uso ao mesmo.

Na minha opiniao, isso nao deve ser mudado porque fica mais simples
para o usuario usar ferramentas para uma coisa especifica.

 - apt-get: adicionar, remove, ... em suma, gerenciar os pacotes;
 - apt-cache: informacoes sobre os pacote como sua descricao,
   dependencias, ...;
 - ...

[]s

--