Re: kde x gnome

Em Thu, 26 Sep 2002 23:15:31 -0300, Huberto Gastal Mayer <betogm1@terra.com.br>
escreveu:

> Só pra "esquentar" :-)

Viva Huberto! =)

> O que da arquitetura do Gnome2 é melhor?

Acho as API's do GNOME muito coerentes... ter uma aplicação cliente
servidor para pedir senha de root dentro da kdelibs não me parece muito
limpo (embora eu ache que falta uma aplicação desse tipo no GNOME, mas
isso não deve estar na libgnome, eu acho)...

O bonobo, que é o KPARTS do GNOME, é muito bem desenvolvido, e está sendo
usado inclusive para fazer a integração do OpenOffice com o resto do
sistema... as coisas são muito bem pensadas e organizadas mas, principalmente,
modulares e distribuídas... coisas de um Networked Object Model Environment =)

Além disso eu acho, pessoalmente, o gconf uma coisa maravilhosa... a
especificação do debconf me faz babar e a simplicidade de lidar com
configurações e com atualizações em configurações on-the-fly (usando
o mecanismo de 'sinais') é muito grande! Eu portei o gkdebconf para
usar gconf na configuração, e achei muito bom... visão de devel e de
usuário, aqui =)

Também já usei a libxml2 (também conhecida como gnome-xml) num projeto
meu, e também babei... nunca achei que era tão simples lidar com XML...
E a flexibilidade que isso tudo trouxe pros meus projetos é impressionante...

A plataforma do KDE também é impressionante, mas essa é a minha opinião...

> Sinceramente, pelo pouco que sei de GTK, me parece que apenas agora, com o
> Gnome2, a GTK se aprossima em recursos do QT3/KDE3, em todos os niveis, mas
> ainda perde feio em estabilidade.

Não tenho tido problemas com estabilidade... meu GNOME2 fica rodando por
dias sem nenhum mísero problema, e todos os bugs que eu detectei no
Gtk2.0 logo depois que ele foi lançado já foram corrigidos...

Sinceramente tenho ouvido falar muito bem da estabilidade do GNOME2 e do
Gtk2.0

> Eu concordo que o KDE é mais lento, tem mais "lib-camadas" a carregar que o
> Gnome, mas a partir de certa "potência" de maquina esta diferença se torna
> nula.

Exatamente... a diferença se torna nula... o KDE usa mais memória, o GNOME
usa mais CPU... quando se esbanja os dois, fica tudo numa light =D

> Sinceramente, acho que estas preferências, tanto no quesito desenvolvimento
> quanto usabilidade/visual, vão das experiências iniciais mais bem sucedidas.

É provável... mas meu primeiro desktop depois que troquei meu k6 foi um
KDE 1.2... sempre gostei muito do KDE, mas me afeiçoei mais à aparência
do Gtk... e gostei mais dos objetivos do GNOME, quando os conheci... o GNOME
foi meu segundo desktop, mas acabei ficando com ele... =)

Devo dizer que minha experiência com KDE foi das melhores... sempre me dei
bem com ele!

> é 100% orientado a objetos desde o princípio, tanto que até tempos atras eu
> não conseguia entender como programavam com a GTK somente em C :-)

gobject =D...

Mas usar pygtk é muito bom! =)

> Só uma impressão pessoal: depois de programar alguma coisa usando QT/KDE, e
> olhando o estilo dos fontes de aplicações GTK, tem-se a impressão que
> programar p/ o KDE é compor uma obra de arte, da prazer ver o resultado
> final, ou apenas olhar a forma harmônica do código fonte...

Sério... eu acho o código do gnome-panel, mais bonito que o do kdesu - que
foi o código que eu conheci da kdelibs quando estava escrevendo o gksu =D...
Pode ser um pouco minha falta de gosto pelo C++ =)... mas já vi código C++
muito bonito... e era Qt... no licq!

> Não sei se esta decisão é em função da base de desenvolvimento.

Eu acredito que sim, mas se não for mais um ponto pra o GNOME =D

> é isso aí ;-)

E viva a colaboração!! Competição sux entre amigos \=)

Sério... o GNOME tem muito o que aprender com o KDE e vice-versa... e
isso vai continuar verdade sempre... e é isso que é bom no mundo!

[]s!

Debian: <http://www.debian.org>  *  <http://www.debian-br.org>