Re: Linux facil para desktops

On Sun, 8 Sep 2002 14:40:12 -0300
Gustavo Noronha Silva <kov@debian.org> wrote:

> adotei uma política: se não funciona eu não uso... isso inclui sites,
> provedor de internet, hardware, o escambau...

Eu uso dois softwares proprietarios: o netscape e o turboprint. O netscape por causa do site do Banco do Brasil, e eu nao vou mudar de banco porque o mozilla nao abre o site. O turboprint permite que eu imprima na minha HP 840 com mais economia que o software do fabricante para windows, e como sou eu quem compra a tinta, nao vou mudar para o cups e comprar um cartucho por mes!

> estava conversando com o Helio no GNU/Churrasco em São Paulo e chegamos
> a uma conclusão incrível: a maioria das pessoas que defende software livre
> por um motivo ou outro tem também instalado o windows...

Comprei um iPaq que veio com winodws CE, e para extrair todas as funcionalidades dele tenho de usar uma maquina windows aqui no trampo. Meu Notebook HP esta na hora de renovar o seguro, entao tive de restaurar a instalacao original da HP, que havia feito uma imagem como o Ghost e guardado em 3 cds, para a seguradora nao retirar a cobertura por danos/quebras acidentais.

O Notebook recebeu a vistoria do corretor hoje, e neste momento ja esta com o linux instalado, com a imagem que fiz dele com o partimage, sem windows. Ja a maquina windows que uso com o iPaq, estou tentando me livrar dela. Neste momento estou instalando o linux no iPaq, ele esta na minha frente pedindo para finalizar a instalacao, mas nao consegui ainda configurar uma conexao serial entre ele e o notebook para acessar a internet e fazer o ultimo passo da instalacao.

> conclusão 1: o GNU/Linux pode ter crescido sua participação, mas isso não
> atrapalhou a participação da Microsoft

Sim, mas exponencialmente seu crescimento foi maior que o do windows nos ultimos anos. O numero de usuarios que compararm o XP e menor que os que compraram o 98, e o Office XP ta vendendo tao pouco que a MS esta ate fazendo propaganda na TV!

> conclusão 2: empresas de software não vão se sentir incentivadas a produzir
> jogos ou softwares específicos para o mercado doméstico, já que 99% dos
> usuários tem Windows instalado... o mesmo vai acontecer com serviços de
> internet, como bancos e etc

Claro, ainda mais com usuarios batem no peito e dizem que nao usam softwares proprietarios e seus servicos. Uma empresa comercial tem dificuldades em produzir software livre, pois a GPL garante a redistribiucao do software pelo adiquirente, fazendo com que a venda do produto seja feita uma vez e entao os outros apenas copiarao a distribuicao do primeiro usuario. A SUN preferiu doar os fontes da suite office do que continuar a produzi-la gratuitamente. Desta forma a comunidade abastece-se com o OpenOffice e a SUN vende o StarOffice, sem compartilhar as melhorias implementadas a partir dali com a comunidade.

> conclusão 3: essas pessoas não estão ajudando muito o software livre...

Nao entendi....

> conclusão 4: reclamem, mas pelo menos ajudem

Sim, sim. Corretissimo e apoiado!

[]'s
--
Marcio de Araujo Benedito - china@pbh.gov.br
Empresa de Informatica e Informacao do Municipio

	Com aquelas orelhas, Clark Gable me lembra um taxi com as
	duas portas abertas.
		-- Howard Hughes