[Date Prev][Date Next] [Thread Prev][Thread Next] [Date Index] [Thread Index]

Linux facil para desktops



Olá a todos manos! Estou de volta!

Durante o tempo que fiquei desligado da lista esperei os lançamentos da versão 2.0 do GNOME e 3.0 do KDE, porém venho vendo um problema de longa data que não é resolvido nas distribuições de Linux:

Falta uma certa padronização das interfaces nessas distribuições, um exemplo é que as distribuições costumam colocar tanto o GNOME quanto o KDE, porém sempre uma está quebrada. O GNOME no conectiva 8 por exemplo fica sem o Nautilus na sua instalação completa. O KDE do conectiva 8 é 2.99, ou seja, é um Beta do release cadidate e isso é inconcebível principalmente para nós usuários de Linux, que presamos pela qualidade do software.

Existe uma inconsistência em relação às ferramentas de configuração, cada uma tem a sua.

Uma inicialização gráfica como a do Windows não seria dificil de se implementar. Pra especialistas as mensagens que aparecem no momento do Boot são muito boas, mas pra conquistar os usuários leigos isso torna-se uma pedra porque confunde os usuários sem muita experiência. Já temos o Linux Progress Patch, porque não se coloca em distribuições e seus kernels?

Fontes True Type - Sem dúvida, o problema mais grave do Linux. As fontes Type1 são um problema nessa época em que se tenta introduzir o Linux como software de Desktop para as massas. O KDE fica muito feio quando tentamos colocar uma fonte parecida com a Arial, mas so temos a Helvetica, que nem escalável é. Defendo a subistituição de todas as fontes Type1 do X por fontes True Type similares e compatíveis com as do Windows. Se você está achando absurdo, na verdade quando instalei o OpenOffice no Linux e no Windows senti a diferença dessas fontes. Abrindo um documento do Power Point no OpenOffice for Windows tudo funcionou perfeitamente, mas quando isso é feito no Linux a qualidade das fontes é bem inferior porque nas verdade não temos as fontes True Type necessárias e sim as Type1 não escaláveis que fazem uma substituição grosseira. Isso é mortal pra um usuário de Windows, pois ele sempre achará o Windows melhor simplesmente porque fica mais bonitinho e porque seus documentos do Office funcionam sem problemas. Ou mudamos isso ou não veremos o Linux nos Desktops das pessoas e nas empresas.

Espero que os desenvolvedores que conhecam o código do XFree me questionem.





Reply to: