Software livre: estou contigo e nao abro! [era: Re: RIDICULO]

On Fri, 22 Mar 2002 12:19:02 -0300 (BRT)
Leonardo Menezes Vaz <lmvaz@zaz.com.br> wrote:

>   Não cheguei a procurar no site dos caras se havia o código fonte
>   disponível (tava usando o lynx...). Eles não o disponibilizarão?

Pode ser que nao. Ja estamos cheios de casos deste tipo:

1) A Conectiva esta vendendo uma solucao chamada "prefeitura livre", que de livre nao tem nada. Apenas o SO (CNC Linux) e livre, os aplicativos sao hermeticamente fechados.
2) A TechLinux fez uma ferramenta que detecta e instala winmodems automaticamente e a colocou na sua distro. Se nao me engano, seu codigo tambem e fechado. (Este caso e pior que o da CNC, pois usa a contribuicao da comunidade).
3) A SuSE tem um tal de YAST que tambem e fechado (nunca vi)
4) A Caldera decidiu que iria cobrar (nao sei se ja esta cobrando) licensa pelo seu SO que ela empacota.
5) A RedHat nao vai adotar o apt portado para rpm para vender as solucoes e atualizacoes, ao inves de deixa-las por conta do usuario.
6) (O que esta me revoltando) A Mandrake esta com um driver para o winmodem ess56cvm que acompanha os notebooks da HP, desenvolvido com a ajuda do proprio pessoal da HP. Segundo uma cara da lista debian-laptop que ajuda o desenvolvimento e trabalha para a HP, este modulo nao e GPL, e ele vai "ver com o pessoal da mandrake" a possibilidade de me mandar uma copia (ganhei um OmniBook de presente de aniversario e tive de comprar um modem  pcmcia).

Isso sao os caso de que ouvi falar, mas voces devem ter muito mais casos pra contar de gente que aproveita da boa fe dos voluntarios para ganhar dinheiro. Nao tenho nada contra ganhar dinheiro, eu mesmo comprei um software proprietario para linux (turboprint) e acho que isso nao e pernicioso. Mas o cara tem que usar de seus proprios recursos para isso, e nao parasitar o que e de dominio publico.

Portanto, e oportuno o bordao "Software Livre: Estou contigo e nao abro!"

[]'s
--
Marcio de Araujo Benedito - china@pbh.gov.br
GNU/Linux user 18636 (Debian Woody)

Não tenho medo de nada. A não ser de minha mulher

--Soichiro Honda