Dselect e APT (era: Re: MySQL+PHP+Apache)

Olah Claudio!

Em Qui 14 Mar 2002 03:19, Cláudio Max escreveu:
<snip>
| Vou dizer algo que provavelmente vai arrepiar um monte de gente:
| você já tentou usar o dselect? :-)

	Finalmente.... alguem que usa/usou dselect.

| Quando aterrissei no Debian eu não sabia de apt-get. Eu _só_ usava
| dselect.

	Exatamente! dselect eh uma ferramenta poderosa tanto para newbies
qto para veteranos. O apt-get, por outro lado, considero uma
ferramenta de veterano. Naum que ele seja dificil de usar
intrinsecamente, mas por causa das questoes ao redor dele, como essa
"ta bom... sei que eh o mysql que tenho de instalar e jah sei usar o
apt-get, mas qual o pacote?"

| Atualmente ele anda meio empoeirado, conforme fui ganhando
| fluência nos apt-get, apt-cache etc.

	Exatamente. Viu como eh uma progressao? O newbie deveria comecar no
dselect e, a maioria, deveria permanecer nele.

| Mas o dselect procura pacotes
| pelo nome (use a "/"), repete a busca ("\"), verifica dependencias,
| faz validação do que você pretende instalar e "otras cositas más"
| :-)
| Detalhe, ele é _um_pouquinho_ menos inteligente que o apt-get. Leve
| isso em consideração.

	Naum considero ele menos inteligente... muito pelo contrario. Ele
utiliza o apt como backend, e constroi um layer que, alem das
dependencias, tb considera as Sugestoes, do que o apt-get nem toma
conhecimento.
	O negocio eh aprender a usar o dselect. Depois que aprendeu aquelas
cinco teclas / \ Q R <ENTER>, o resto fica sopa.

	[]s

	Pablo

--
Pablo Lorenzzoni (Spectra) <spectra@debian.org>