Re: MySQL+PHP+Apache

Olah Giovani!

Em Qua 13 Mar 2002 22:09, Giovani Thomé escreveu:
| Caro Giuliano (ou outro companheiro da lista).

	Bem... entaum pode ser eu! :-)

<snip>
| Todos os sites explicam como instalar,
| passando pela compilação (acho que do jeito que fiz, instalei os
| binários, estou certo?) mas não explicam o que fazer para logar no
| mysql.

	Vc ja procurou no manual do mysql? http://www.mysql.org/doc/
Fora isso, sempre tem os arquivos das listas de discussao deles em
http://lists.mysql.com/

| Já que coloquei esta minha dúvida, a questão é a seguinte: instalei
| o Debian depois de várias distribuições e ainda não acho intuitivo
| muito coisa.

	Eh soh se acostumar. De tanto tempo que uso Debian, jah naum sei
mais instalar nada no Windows.... Sempre que tenho contato com uma
pobre maquina dessas, eu chamo alguem que tenha mais experiencia no
Windows que eu.

| Adorei usar o apt-get, mas o problema que tenho,
| parece, foi postado por um colega: se quiser instalar o KDE, o que
| devo utlizar no apt-get? Tem algum lugar onde posso "pegar" isso?

	(BTW: eh por essas duvidas que eu acho mais facil para iniciantes o
dselect do que sair direto no apt-get..... mas ateh agora eu tenho
sido uma voz solitaria!)
	Depois q vc se acostumar, saber qual o pacote eh facil. Naum demora
muito para se acostumar naum! O basico eh o seguinte: o apt constroi
uma rede de dependencias. Se vc pedir para instalar um pacote da
rede, provavelmente ele acabarah instalando toda a rede.
	Meu conselho eh que vc aprenda como se usa o dselect. Ele apresenta
uma lista dos pacotes disponiveis e vai enchendo o saco ateh que
todas as dependencias estejam satisfeitas.
	Se vc quiser mesmo usar o apt-get direto, meu conselho eh que
procure o pacote antes na rede. Use a interface em
http://packages.debian.org/, procurando por "mysql" vc verah que o
mantenedor desse pacote resolveu dividi-lo em mysql-common,
mysql-server e mysql-client. Aih eh facil...
	Quanto a pergunta: "que fazer apos instalar?", a resposta naum eh
"tentar executar o pacote", mas sim "ler o conteudo de
/usr/share/doc/<nome-do-pacote>/README.Debian"..... Esse eh outro
erro muito comum.

<snip>

	[]s

	Pablo