Re: MySQL+PHP+Apache

Em Wed, 13 Mar 2002 22:09:19 -0300
Giovani Thomé <thomelnx@portoweb.com.br> disse que:

Olá Thomé

> Pedi a algum tempo na lista a instrução para instalar o MySQL. Consegui
> utilizar instalar utilizando apt-get install mysql*, o que me baixou 30 Mb
> de arquivo (mais de três horas baixando). No final, digito mysql e não
> funciona.

O que é, exatamente "não funciona"?
A máquina não acha o programa? Erro na inicialização?
Tente my<tab> e veja o que o sistema acha começando com my... Se o
desespero for grande, tente m<tab> :-)

Eu uso o postgresql mas creio o mysql seja bastante semelhante. Você precisa
colocar o serviço postmaster no ar(não sei porque o postgres usa esse nome,
parece tudo menos serviço cliente de banco de dados), o que em geral já é
feito na instalação. Se você não inicializou a máquina, creio que convém você
por o serviço no ar na mão (acho até que o apt-get faz isso, mas em
todo caso, seria algo como "mysqld start").

> É claro que eu não estou sabendo conectar ao servidor, mas o
> detalhe é que não consegui em nenhum lugar como faço isso. Todos os sites
> explicam como instalar, passando pela compilação (acho que do jeito que fiz,
> instalei os binários, estou certo?) mas não explicam o que fazer para logar
> no mysql.

> O resto, já aprendi (na teoria). Logado, criar e manipular o banco
> de dados não será um bixo de 7 cabeças, e, certamente, se tiver alguma
hum, "bicho"
> dificuldade, procurarei com o pessoal do mysql.

Hum, você tentou "man mysql" ou "info mysql"? :-)
Eu havia parado exatamente onde você está até que isso me ocorreu e me
levou à documentação (ótima, por sinal) do postgresql no diretório doc
de onde ele havia se instalado. Daí pra frente foi (mais :-) fácil.

> Já que coloquei esta minha dúvida, a questão é a seguinte: instalei o Debian
> depois de várias distribuições e ainda não acho intuitivo muito coisa.
> Adorei usar o apt-get, mas o problema que tenho, parece, foi postado por um
> colega: se quiser instalar o KDE, o que devo utlizar no apt-get? Tem algum
> lugar onde posso "pegar" isso?

Vou dizer algo que provavelmente vai arrepiar um monte de gente: você já
tentou usar o dselect? :-)
Quando aterrissei no Debian eu não sabia de apt-get. Eu _só_ usava dselect.
Atualmente ele anda meio empoeirado, conforme fui ganhando fluência nos
apt-get, apt-cache etc. Mas o dselect procura pacotes pelo nome (use a "/"),
repete a busca ("\"), verifica dependencias, faz validação do que você
pretende instalar e "otras cositas más" :-)
Detalhe, ele é _um_pouquinho_ menos inteligente que o apt-get. Leve isso
em consideração.

Abraço e sorte

Cláudio