Re: engasgos no mp3 (era: Re: testando kde, m gerenciadores de janelas e emacs substituindo o X)

Olá "chará".

Em Sat, 2 Mar 2002 10:45:14 -0300 Marcio Kuchma <marciok@durand.com.br> escreveu:

> [...]
>
> tambem sou "fan" do blackbox e o fluxbox realmente eh otimo - um blackbox
> melhorado... sem contar que o projeto esta em andamento (o bb (acho)
> morreu ha algum tempo... :-().

Vou testar o fluxbox

> [...]
> vezes acontece comigo...
>
> se estou usando o galeon e ouvindo mp3, quando mexo na barra de rolagem
> com o mouse para descer a pagina de web, p.ex., ou para subi-la, o mp3 da
> uma engasgada... como se fosse uma especie de interferencia...
>
> nada de mais, ja que ja me acostumei, mas eh um inconveniente acontecer
> isso numa maquina com 256mb de ram, nao? :-)
>
> geralmente uso somente alguns xterm (ou gnome-terminal) aberto, um galeon
> e o player (xmms ou gqmpeg) - placa de som eh a famigerada cmi on-board...
> (teria algo a ver? :-)). o sistema eh o woody, com galeon 1.0.3.

Qual o processador?

Me parece (isto é só um palpite!) que a questão importante neste caso é a velocidade do processador. Fazendo um teste, aqui, verifiquei que o uso do xmms dá um pequene incremento no uso da RAM, mas um incremento de cerca de 30% no uso do processador. Logo, o que mais importa, me parece, é a velocidade do processador, no caso de a quantidade de memória RAM não estar sendo usada no limite.

No servidor de som do KDE, pus o buffer de áudio no máximo, para usar menos a CPU, segundo as instruções. Podes tentar algo parecido aí.

Outra coisa, testa outras sobrecargas ao sistema, que não o uso do galeon. Talvez o galeon seja o responsável pelo problema.

Investigue o nível de processamento quando dá o problema (com o gkrellm ou o top) para ver se não é sobrecarga do processador.

> obrigado pela atencao,

djí nada :=)

> marcio kuchma

inté + v

--
Marcio Teixeira
Usuário "tchê" Linux no. 180204

"A vida é como uma boa prova escolar: é curta, com múltiplas escolhas."

O "world" não é o Word. Uso LaTeX: viva o código aberto!