testando kde, múltiplos gerenciadores de janelas e emacs substituindo o X

Olá pessoal.

Logo que comecei a usar Linux, conheci o KDE. Não gostei. Não consegui fazê-lo funcionar em muitos aspectos que precisava. Além disto, havia o problema com a licença da Qt, que me afastava. Abandonei-o. Fui para o mundo "console". Fazia quase tudo (exceto ver meus .dvi's, que exigiam o xdvi) no modo texto. Neste período, fui testando gerenciadores de janelas, alguns leves, outros pesados. Adotei o blackbox. Muito bom (já me sugeriram testar o fluxbox).

Bem, conversando com o spectra, colega da lista, me sugeriu voltar a dar uma olhada no bixo. Fiquei positivamente surpreso com o KDE 2. Uso Pentium 100 Mhz, 40 Mb de RAM, placa de vídeo com 1 Mb de memória. Não é o que se poderia chamar de supercomputador :=) Abro 4 ambientes de trabalho, netscape, konsole, sylpheed-claws, xmms (rodando mp3, dá prá acreditar?), xdvi, além do emacs20 para edição de documentos latex). Ah, quando conecto à internet (um clique no botão do fabuloso gkrellm faz isto, dá para montar cd e floppy assim, também), boto o prozilla a funfar (aliás, estou gostando muito do prozilla), várias (10 ou +) janelas abertas, tudo bem. E o gráfico do gkrellm denunciando o trabalho intenso da máquina. De vez em quando (quando exijo muito do processador), engasga o mp3. Mas não chega a atrapalhar.

Tudo isto para dizer: o KDE2 está me parecendo muito bom. Tive problemas com a parte de "office". Uns bugs. Mas não uso esta tralha, testo para poder instalar o sistema para amigos novatos, que desejam usar a parte "office". Ah, e tá até bonitinho, também, o que é importante se passamos 10 a 12 na frente desta pintura de fosfóro que é o monitor. Os ambientes desktops feios que me desculpem, mas beleza é fundamental :=)

Tá, chega de "babar". Prá não perder a viagem:

Como faço para que o kdm me ofereça a possibilidade de escolher outro gerenciador de janelas na inicialização (por exemplo, ao invés de entrar no padrão (kde), entrar no blackbox, sem o kde)? Fuçei e não consegui achar esta informação.

Outra coisinha: o Pablo escreveu, numa e-carta anterior, falando do emacs substituindo o X. Pablo, dá prá dissertar um pouquinho mais sobre isto? É de meu interesse, e penso que pode interessar a outros colegas também (por isto pergunto publicamente).

Um abraço a todos,

inté + v

--
Marcio Teixeira
Usuário "tchê" Linux no. 180204

"A vida é como uma boa prova escolar: é curta, com múltiplas escolhas."

O "world" não é o Word. Uso LaTeX: viva o código aberto!