Re: Acertos

On Sat, Jan 26, 2002 at 07:40:46PM -0200, Joel Franco wrote:
> On Sat, Jan 26, 2002 at 04:45:24PM -0200, Andre Luis Lopes wrote:

[snip]

> [...]
> Eu tenho observado que de fato, em boots consecutivos o IP que o sistema
> fornece é o mesmo, mas não tenho feito muitos testes....
> Quem pertence à lista, e usa Speedy, tem alguém que percebe mudança no
> IP, ou o IP é, de fato, sempre o mesmo, apesar de ser dinâmico?
> Se ele for igual sempre, deve ser interessante o sistema deles, já que
> ele deve reconhecer através ou de username ou MAC Address.
>
> Outra questão: DHCP ?? Que eu saiba a telefônica está usando ou IP Fixo
> para serviço "Business" ou IP Dinâmico através de PPPoE. C tem certeza

Aparentemente, nem todos os Speedy são iguais. O meu (Speedy Home)
doméstico é um pouco mais antigo que os outros. Os atuais Business
parecem todos estarem vindo com um esquema de endereço fixo, mas que
precisa ser obtido inicialmente via DHCP, como é o meu Home. esquema
antigo mas que ainda uso e não pretendo trocar.

Digo isso porque nos últimos dois ou três meses instalei umas 10 máquinas
Debian 2.2rX (potato) com Speedu Business e sempre obtive o endereço IP e
as demais configurações de rede (máscara, gateway, DNS) via DHCP, ainda na
instalação do potato.

Parece que me os Speedy Home atuais estão agora baseados em PPPoE, mas
pessoalmente ainda não peguei nenhum desses. Como disse, meu doméstico
possui IP fixo, não usa PPPoE e, apesar de obter o endreço via DHCP,
sempre obtenho o mesmo endreço. Isso se deve ao fato de que o servidor
DHCP, no meu caso, está configurado para fornecer apenas um único
endereço válido e, na verdade, quem fornece o endereço não é a
Telefônica (lembre-se, moro em Osasco-SP, portanto, Telefônica) e sim o
próprio modem ADSL que possui um servidor DHCP embutido. Meu modem é um
3Com OfficeConnect Remote 812 ADSL Router.

||  Andre Luis Lopes                   andrelop@ig.com.br               ||
||  Debian-BR Project                  http://debian-br.cipsga.org.br   ||
||  Personal Web Site                  http://www.utah.com.br/~andrelop ||
||  Public GPG KeyID                   9D1B82F6                         ||
||  Keyserver                          wwwkeys.eu.pgp.net               ||