Re: Instalação do Debian

On Sat, Jan 26, 2002 at 05:46:13PM +0000, Pete Ryland wrote:
> [...]
>
> Este "mailing-list" é uma lista só Inglesa.  Seria melhor para fazer a pergunta
> para debian-user-portuguese.  Estou enviando este email para eles também.
> Eles são capaz de te ajudar para obter e instalar linux.
>
> Desculpe o meu português ruim. :)
>
> []s,
> Pete Ryland
>

> In English:
>
> This mailing-list is an English-only list.  It would be better to ask
> debian-user-portuguese for help.  I have sent this mail to them also.  They
> will be able to help you get and install linux.

Olá Elisangela, seja bemvinda.

O Debian não é um programa. É uma distribuição Linux.

Segundo a página principal do www.Debian.org

"O Debian é um sistema operacional (SO) livre para seu computador. Um
sistema operacional é um conjunto de programas básicos e utilitários que
fazem seu computador funcionar. O Debian usa o kernel (centro de um
sistema operacional), Linux, mas a maior parte das ferramentas do SO vêm
do projeto GNU; daí o nome GNU/Linux.

O Debian GNU/Linux é mais que um simples SO: ele vem com mais de 3950
pacotes contendo softwares pré-compilados e distribuídos em um bom
formato, que torna fácil a instalação deles na sua máquina. "

Um aspecto que está meio escondido aqui, é que todo o software da
distribuição Debian é livre, e que isto implica que ele é totalmente de
graça. Desta forma, o software do seu computador estará totalemte
legalizado :) Eu acredito que você deve estar usando o Windows mas
pirata, como 99% das pessoas que conheço, nao?? E se você tiver
comprado, que desperdício heim??? hehehe

Olha, é uma atividade muito recompensadora depois que você domina o
mínimo de procedimentos necessários para gerenciar o sistema. Você
descobre que o computador não está limitado aos softwares distribuídos
pela Microsoft.

No entanto, se quiseres realmente aprender o mínimo, você não pode se
vencer pela dificuldade inicial, o que eu acredito que realmente haja.

Acho que a solução mais simples, é você passar numa banca e comprar o CD
do Linux. De preferência o Debian. Mas eu acho difícil você achar
espeficicamente este, porque ele veio em uma edição antiga da RevistaDoLinux.

Outro método de pegar o Debian é pegar ele na Internet e gravar um CD
com ele, se você tiver um gravador de CD, é claro. Senão esquece. ahhh e
uma banda considerável.

Outros métodos mais avançados são desaconselhados para iniciantes.

Se a opção da Banca for a mais viável para você escolhe uma outra
distribuição que podem ser ou Mandrake, Redhat, SuSe, ou o Conectiva que
teoricamente é em português.

Tem jeito de instalar isto sim, mas vai dar um trabalho extra. Cuidado
na hora de instalar que um passo errado pode significar a perda de todos
os seus dados do Windows.

Caso você se obtenha o Debian, a documentação para instalá-lo passo a
passo está aqui:

http://www.debian.org/releases/stable/i386/install.pt.html

Especeficamente na seção 4.7 tem como particionar junto com outro
sistema operacional.

Obs: que a força esteja com você. A satisfação virá depois do esforço.
Não desista. Afinal de contas, você quer se destacar, não é?