Re: debian/slack compilacao de programas

On Wed 23 Jan 2002 14:02, you wrote:

> bom, vou entrar na briga. concordo com o raphael.
> dias atras tentei compilar o kernel de uma maquina aqui e faltava o
> ncurses-dev.
> por sorte um colega meu me avisou e instalei o ncurses.
>
> quando voce estah instalando um novo programa, concordo que o apt-cache
> show resolva, mas quando o programa faz parte de um "pacotao" fica meio
> nebuloso para quem nao eh "mestre ninja" do apt-get.

O que é um "pacotão"?? Se você quer dizer o KDE, por exemplo, digita
apt-cache search ^kde e veja... você não vai precisar se preocupar com as
bibliotecas, apenas com os programas.

> No slack, 99% dos programas voce instala com configure, make, make install.
> Pronto, funcionou...Se tiver problemas, voce sabe exatamente o que estah
> faltando. Geralmente vem um arquivo README ou INSTALL mostrando o caminho
> das pedras.

Bem, gosto é gosto, mas acho muito ruim manter programas assim...

> Estou testando o debian e gostei muito. Afinal de contas ele eh Linux  ;-)
> Vejo o apt-get como uma ferramenta util para administradores de sistema que
> podem colocar tarefas de update no crontab e "esquecer" de atualizar a
> maquina (entre aspas !!!!).

Isto é minimizar o poder dele. Na verdade eu diria que o apt-get é muito bom
para usuários comuns, pois tira deles a responsabilidade de compilar (que eu
acredito ser muito difícil, caso você não entenda direito o que é uma
biblioteca) e de ficar buscando dependências, que muitas vezes estão em
lugares totalmente diferentes...

> Vejo soh isso de bom em relacao ao slack, mas nao vi tanta coisa boa assim.
> PS: Sei que estou mexendo em "ninho de debianos", falando essas coisas, mas
> eh a pura verdade...

Bem, isto porque você não entendeu ainda o apt-get. Ele não é como o dpkg ou
o rpm (gerenciador de pacotes, não o pacote em si), pois ele lida com as
dependências automaticamente!

Leia o Guia Prático. http://debian-br.cipsga.org.br/view.php?doc=pratico

--
 Raphael Derosso Pereira - DephiNit