Re: LSB e LDAP (Was: Re: linuxconf no Debian?)

At 20:06 18/1/2002 -0200, Gustavo Noronha Silva wrote:
On Fri, 18 Jan 2002 18:03:58 -0200
Vitor Silva Souza <vitor.souza@terra.com.br> wrote:

> Já que estamos no papo sobre configuração, duas perguntas:
>
> 1. Já que já saiu uma versão da LSB, o Woody não vai estar mais estável
> quanto a arquivos de configuração e coisas do tipo?
que parte da LSB indica os arquivos? você tem uma citação que ilustre o que você quis dizer? O que o Debian segue é a FHS, e a única coisa realmente consistente sobre arquivos de configuração que se sabe a partir desse standard é que eles devem ir em /etc

Ops. Sigla errada. O que eu quis dizer mesmo é o FHS, mas foi só uma pergunta mesmo, porque eu não li o FHS (nem o LSB). Não há, em lugar nenhum, uma proposta para:
        - padronizar os nomes de arquivos de configuração;
- definir quando se deve criar diretórios de configuração (ex.: /etc/apt) e que nome dar para eles; - proposta para padronizar uma linguagem de arquivos de configuração (seja xml, estilo param=valor, etc)?

> 2. Li a pouco tempo sobre LDAP, portanto posso estar falando besteira sem
> saber, mas os desenvolvedores do Debian tem alguma pretensão de fazer do > LDAP a maneira "default" de armazenamento de configurações? Isso não
> facilitaria?
eu discordo de ter de rodar um servidor LDAP para isso... não acho que sirva... claro que para uma rede grande um esquema desse pode valer a pena, mas o jeito certo seria escrever um backend para o debconf saber lidar com LDAP... afinal de contas, o que estamos tratando nem tem a ver com como se armazena as configurações, mas sim como se consegue criar um padrão...

Mas digamos que você tem um computador sozinho, fora da rede, com seus arquivos de configuração sem LDAP. Depois você resolve colocar esse computador na rede. Daria um certo trabalho "converter" para LDAP, certo? Acho que começando com LDAP desde o começo iria permitir esta expansão com mais facilidade.

Novamente vou frisar que não entendo muito do que estou falando. Estou só jogando idéias para serem discutidas.

Abraços,
        - Vítor

Vítor Estêvão Silva Souza
vitor.souza@terra.com.br