Re: LSB e LDAP (Was: Re: linuxconf no Debian?)

On Sat, 19 Jan 2002 13:37:43 -0200
Vitor Silva Souza <vitor.souza@terra.com.br> wrote:

>          Ops. Sigla errada. O que eu quis dizer mesmo é o FHS, mas foi só
> uma pergunta mesmo, porque eu não li o FHS (nem o LSB). Não há, em lugar
> nenhum, uma proposta para:
>          - padronizar os nomes de arquivos de configuração;
>          - definir quando se deve criar diretórios de configuração (ex.: > /etc/apt) e que nome dar para eles;
>          - proposta para padronizar uma linguagem de arquivos de
> configuração (seja xml, estilo param=valor, etc)?
veja o que o FHS diz:

"                                   Tree 3.4.1

   The following section is intended partly to illuminate the description     of the contents of /etc with a number of examples; it is definitely not
   an exhaustive list.

    Required files for /etc:

     * General files:
          * { adjtime, csh.login, disktab, fdprm, fstab, gettydefs, group,
            inittab, confissue, ld.so.conf, lilo.conf, motd, mtab, mtools,
            passwd, profile, securetty, shells, syslog.conf, ttytype }
     * Networking files:
          * { exports, ftpusers, gateways, host.conf, hosts, hosts.allow,
            hosts.deny, hosts.equiv, hosts.lpd, inetd.conf, networks,
            printcap, protocols, resolv.conf, rpc, services } "

ou seja... basicamente o Debian e todas as outras seguem o FHS... mas não há como você documentar tudo.... quanto a colocar um padrão para arquivos de configuração, eu discordo de ter um tipo exato... eu prefiro o esquema da gconf/debconf... o programa se comunica com uma lib que toma conta de gravar e ler essas informações, o jeito que ele guarda é problema dele

>          Mas digamos que você tem um computador sozinho, fora da rede, com
> seus arquivos de configuração sem LDAP. Depois você resolve colocar esse
> computador na rede. Daria um certo trabalho "converter" para LDAP, certo?
> Acho que começando com LDAP desde o começo iria permitir esta expansão com
> mais facilidade.
leia o que eu escrevi acima, usando o método que eu descrevi esse problema seria facilmente contornado...

[]s!

|  .''`.  | Debian GNU/Linux: <http://www.debian.org>         |
| : :'  : + Debian BR.......: <http://debian-br.cipsga.org.br>+
| `. `'`  + Q: "Why did the chicken cross the road?"          +
|   `-    | A: "Upstream's decision." -- hmh                  |