[Date Prev][Date Next] [Thread Prev][Thread Next] [Date Index] [Thread Index]

Re: kernel compilado, dúvidas sobre a instalação do .deb



Olá Gustavo. Obrigado por responder.

Em Fri, Sep 14, 2001 at 12:36:25AM -0300, Gustavo Noronha Silva escreveu:
> Em Wed, 12 Sep 2001 23:07:36 +0000
> Marcio Roberto Teixeira <rs062234@pro.via-rs.com.br> escreveu:
> 
> > 1) Após instalar o pacote, é possível retornar ao estado anterior (desinstalando-o, suponho)?
> não, você pode desisntalar mas tem de reconfigurar manualmente o boot
> anterior...

Ok. No caso do lilo, isto significa corrigir o lilo.conf e rodá-lo novamente, certo? No caso do grub, basta corrigir o menu.lst? Meu medo é o sequinte: não terei de mexer com system_map e outras "cositas" mais que não entendo? Sou novato na Debian (e semi-novato em Linux) e não quero fazer nada que não possa restaurar depois. Uso o Desktop prá trabalho (mestrado).
 
> > 2) Após instalar o pacote, terei o kernel atual removido ou poderei continuar usando-o, se quiser?
> poderá continuar usando... desde que seja de uma versão diferente da instalada

Tenho algumas dúvidas sobre versão do kernel. O pacote que gerei com as intruçòes do teu guia é kernel-image-2.2.17_Custom.1.00_i386.deb. Ele contém a imagem do kernel (ou seja, resultado da compilação dos fontes do kernel) 2.2.17, para arquiteturas i386, revisão Custom.1.00. É isto, certo? "2.2.17" representa a versão dos fontes; "i386", a arquitetura para a qual foi feita a compilação e "Custom.1.00" representa o nome da revisão. Certo?

Se é assim, uma mudança em qualquer uma destas 3 partes do nome do pacote implica uma mudança na versão. Ok? Contudo, só o que o usuário pode alterar (seguindo o método do guia) é o nome da revisão. Assim, para compilar uma nova versão basta alterar o último comando para:

$ make-kpkp kernel_image --revision Custom.1.01 (ou 1.1, ou 2,...)

Certo?

Se o raciocínio acima estiver correto, ao instalar o pacote que compilei, não sobrescreverei o pacote antigo (kernel-image-2.2.17) porque o sistema o trata como outro pacote, e não como uma atualização do primeiro. Certo?

> > 3) Uso o grub como gerenciador de inicialização. A instalação do pacote ajusta a configuração deste também, ou só do lilo?
> não... nem a do lilo, pelo que sei...

Na documentação do kernel-package é dito que ao instalar o pacote compilado, algumas tarefas administrativas são executadas e opcionalmente é gerado um disco de inicialização e o lilo é rodado. Suponho que só faz sentido rodar o lilo se entre as tarefas administrativas estiver a correção do lilo.conf. Mas isto é conjectura, não instalei ainda o pacote.
 
> > 4) Se não, basta alterar o arquivo menu.lst para inicializar corretamente?
> sim

Adoro o grub!
 
> > 5) Entre outras documentações, utilizei o Guia Prático para o Debian GNU/Linux, escrito por nosso colega de lista, o kov (já "pegando intimidade"!). Para compilar o kernel, alguns dos passos envolvem os seguintes comandos:
> hah =)
> 
> >  $ make menuconfig
> >  $ make-kpkg clean
> >  $ make-kpkg kernel_image
> > 
> > Minha dúvida é a seguinte: quero fazer nova compilações, o script de construção do pacote é inteligente o suficiente para alterar Custom1.00 para, por exemplo, Custom 2.00?
> não não é... faça um --revision Custom2 na hora do kernel_image... 

Ok.

> alguma sugestão para melhorar o guia prático?

As perguntas expressam minhas dúvidas. Elas podem te guiar de alguma maneira. Além disto, cometi o seguinte erro. Verifiquei se tinha os pacotes para rodar os comandos. Tinha. Então rodei $ make menuconfig. Ora, deu erro. Por quê? Porque não estava no diretório dos fontes. Banal, mas aconteceu. Sugiro colocar como primeiro comando na seqüência:

$ cd /diretório/dos/fontes

Li todo guia. Está sendo muito útil. Li também, na minha fase pré-Debian, o Foca Linux que, se não me engano, é teu também, não é? Foi, e é, muito útil.

Por vezes me incomoda o fanatismo com que muitos defendem a questão do software livre. Além de ser chato, deprecia o movimento. Mas quando acontecem coisas com estas, tu escreveste dois artigos que foram de grande valia para alguém que tu não conheces (exceto pela lista, que não deixa de ser uma forma nova das pessoas se relacionarem socialmente), isto me deixa feliz, me faz acreditar nas pessoas, e na manutenção do movimento.

Obrigado.

inté+
 
> []s!
> 
> -- 
>     Gustavo Noronha Silva - kov <http://www.metainfo.org/kov>
> *----------------------------------------------------------------*
> |  .''`.  | Debian GNU/Linux: <http://www.debian.org>            |
> | : :'  : | Debian BR.......: <http://debian-br.sourceforge.net> |
> | `. `'`  |                  Be Happy! Be FREE!                  |
> |   `-    |             "Think globally, act locally!"           |
> *----------------------------------------------------------------*



Reply to: