Re: kernel compilado, dúvidas sobre a instalação do .deb

Em Thu, 13 Sep 2001 19:51:52 +0000
Marcio Roberto Teixeira <rs062234@pro.via-rs.com.br> escreveu:

> Ok. No caso do lilo, isto significa corrigir o lilo.conf e rodá-lo novamente, certo? No caso do grub, basta corrigir o menu.lst? Meu medo é o sequinte: não terei de mexer com system_map e outras "cositas" mais que não entendo? Sou novato na Debian (e semi-novato em Linux) e não quero fazer nada que não possa restaurar depois. Uso o Desktop prá trabalho (mestrado).
exato, somente editar o menu.lst no caso do grub... as outras "cositas" o
deb que você instala cuida pra você =)

> Tenho algumas dúvidas sobre versão do kernel. O pacote que gerei com as intruçòes do teu guia é kernel-image-2.2.17_Custom.1.00_i386.deb. Ele contém a imagem do kernel (ou seja, resultado da compilação dos fontes do kernel) 2.2.17, para arquiteturas i386, revisão Custom.1.00. É isto, certo? "2.2.17" representa a versão dos fontes; "i386", a arquitetura para a qual foi feita a compilação e "Custom.1.00" representa o nome da revisão. Certo?
exato...

> Se é assim, uma mudança em qualquer uma destas 3 partes do nome do pacote implica uma mudança na versão. Ok? Contudo, só o que o usuário pode alterar (seguindo o método do guia) é o nome da revisão. Assim, para compilar uma nova versão basta alterar o último comando para:
>
> $ make-kpkp kernel_image --revision Custom.1.01 (ou 1.1, ou 2,...)
>
> Certo?
certo...

> Se o raciocínio acima estiver correto, ao instalar o pacote que compilei, não sobrescreverei o pacote antigo (kernel-image-2.2.17) porque o sistema o trata como outro pacote, e não como uma atualização do primeiro. Certo?
bom, não... na verdade isso vai instalar em cima do primeiro 2.2.17, para
conseguir o efeito que você quer tem de editar aquela variável que foi citada
no Makefile do kernel... não é nada difícil... eu tenho 3 kerneis aqui com
isso modificado: vmlinuz-2.4.6si, vmlinuz-2.4.6486 e vmlinuz-2.4.6k6 =)

> Na documentação do kernel-package é dito que ao instalar o pacote compilado, algumas tarefas administrativas são executadas e opcionalmente é gerado um disco de inicialização e o lilo é rodado. Suponho que só faz sentido rodar o lilo se entre as tarefas administrativas estiver a correção do lilo.conf. Mas isto é conjectura, não instalei ainda o pacote.
na verdade não, faz sentido sem mudar o lilo.conf, já que ele realoca o link
/vmlinuz e /boot/vmlinuz (e os .old também) automaticamente...

> Adoro o grub!
idem

> As perguntas expressam minhas dúvidas. Elas podem te guiar de alguma maneira. Além disto, cometi o seguinte erro. Verifiquei se tinha os pacotes para rodar os comandos. Tinha. Então rodei $ make menuconfig. Ora, deu erro. Por quê? Porque não estava no diretório dos fontes. Banal, mas aconteceu. Sugiro colocar como primeiro comando na seqüência:
>
> $ cd /diretório/dos/fontes
pode ser...

> Li todo guia. Está sendo muito útil. Li também, na minha fase pré-Debian, o Foca Linux que, se não me engano, é teu também, não é? Foi, e é, muito útil.
no no, esse é do meu grande amigo Gleydson =)

> Por vezes me incomoda o fanatismo com que muitos defendem a questão do software livre. Além de ser chato, deprecia o movimento. Mas quando acontecem coisas com estas, tu escreveste dois artigos que foram de grande valia para alguém que tu não conheces (exceto pela lista, que não deixa de ser uma forma nova das pessoas se relacionarem socialmente), isto me deixa feliz, me faz acreditar nas pessoas, e na manutenção do movimento.
bom... o que você chama de fanatismo eu chamo de ideologia e idealismo =)
eu sou um dos chatos e é essa "chatisse" que me levaram a escrever esse
guia e o guia do apt que tem sido tomado como referência por vários projetos
internos e externos no Debian... é o Debian-BR crescendo graças ao "fanatismo"
e a "chatisse"...

viva o ***GNU***/Linux e a GPL =)

[]s!

|  .''`.  | Debian GNU/Linux: <http://www.debian.org>            |
| : :'  : | Debian BR.......: <http://debian-br.sourceforge.net> |
| `. `'`  |                  Be Happy! Be FREE!                  |
|   `-    |             "Think globally, act locally!"           |