Re: Familiarizando-se com o Debian

Em Mon, 10 Sep 2001 16:50:05 -0300
Marcio de Araujo Benedito <benedito@linuxbr.com.br> escreveu:

> Perdoem a minha intromissao nesse assunto, mas ele tem tudo haver comigo. Sou
> usuario linux desde 97, sendo que comecei e ate hoje so usei slackware.
> Por mais que se apregoa no mundo que nao existem diferencas entre as
> distribuicoes do linux, ao experimentar a debian me senti tao perdido quanto
> no tempo em que migrei do windows 95 para o slackware 96!
heh, que exagero! =)

> RAM e 1 GB de HD) no qual tenho apenas linux (alias, nao tenho outro SO em
> lugar nenhum!).
eu tenho! eu tenho! GNU/Hurd!! =)

> 1) Nao consigo me conectar a internet. Meu cartao pcmcia esta funcionando e
> corretamente configurado. Ultimamente usava o kppp no slackware, mas como nao
primeira lição: kppp *SUCKS* =)

> tem kde no debian, tentei outros discadores, sem sucesso. O wvdial e o
tem kde no Debian e já saiu aqui na lista muitas vezes o endereço =)

http://kde.debian.net

> ppp-facil conseguem, desde que o usuario a executar a conexao seja o root
ppp-facil? maluco =)... aquele do trix? você esperava que qualquer usuário
pudesse conectar à internet sem que o root desse permissão?

> (que doido), estabelecer a conexao, mas o monstruoso mozilla nao navega. Os
típico problema de usuários novos... erro no DNS provavelmente?

> graficos gnome-ppp e o xisp nem conectar conseguem, dizem que o pppd morreu
> inesperadamente. Nos logs, o xisp pede para eu adicionar o usuario ao grupo
> dip (eu ein???).
sim, o grupo dip é o grupo no qual os usuários devem ficar para poderem se
conectar à internet... isso é segurança =)

adduser kov dip

adiciona o usuário 'kov' ao grupo 'dip'...

> 2) Cade o Netscape? Alem do lynx, o unico navegador que achei nos 3 cds do
> potato foi o mozilla, que, convenhamos, com uma maquineta dessas nao da pra
> rodar.
netscape é non-free, não tem no Debian main só na parte non-free do Debian
(que não vem nos cds oficiais). O mozilla M18 é horrível mas o 0.9.3 é
ótimo... pega ele

> 3) Usava o kmail para ler meus e-mails, mas como nao tem kde no debian, serve
> qualquer leitor de correio. Alguem pode me mandar um passo a passo para
> configurar o mutt para ler meus e-mails?. Eu ate ja fiz ele funcionar anos
> atras, mas perdi muita coisa dos meus alfarrabios.
adicione:

deb http://non-us.debian.org/~kov/debian stable/

no seu sources.list e faça:

apt-get update && apt-get install sylpheed ;)

ou então 'man muttrc'

> 4) Como funcionam os runlevels???? Confesso, nunca vi tanta diferenca como no
> /etc/rc.d e /etc/inittab. Quando o micro reiniciou, foi direto para o modo
> grafico, mostrando o xdm, como eu uso a inicalizacao em modo texto mesmo para
> levantar o modo grafico com o startx quando me for conveniente, fui ao
> inittab para mudar o runlevel, e vi que la, do 2 ao 5, todos levantao o xdm!
> Para nao ter o inconveniente xdm comendo minha pouca memoria RAM, tive que
> remove-lo. E somente assim que o xdm nao levanta sozinho? Tenho que remove-lo
> para ter uma inicializacao em modo texto?
esse negócio de que runlevel 5 é X é invenção da red hat que foi adotada
pelas outras... os runlevels são coisas que devem ser configurados pelo
administrador da máquina, não pela distribuição...

uma maneira de fazer diferente é usar o update-rc.d para configurar o que
inicia em que runlevel... (aha! o administrador tem o poder =))

agora convenhamos... se você não usa xdm quer ele instalado pra que? =)

> 5) E o /etc/rc.d? Como funciona? Antes de remover o xdm fui ate la para ver
> onde estava o script que o inicalizava para comentar a linha ou coisa assim,
> mas fiquei completamente perdido.
é diferente das rh-like: /etc/init.d aqui estão os scripts, /etc/rc?.d
aqui estão os links pros runlevels... leia o guia prático na página do
debian-br... muito instrutivo...

> Bem, acho que e so isso. Como preciso trabalhar com este notebook amanha,
> estou acabando de reformatar o hd para instalar o slackware 7 nele. Mas ainda
> nao desisti de colocar o debian nele. Mas sem conexao com a internet e
> netscape....
non-free sux ;)

bom, eu acho que se você der uma passeada pela seção de documentação da
página do Debian-BR você se familiariza logo logo... e nota rapidamente
o poder que o Debian dá ao administrador e aos usuários... =)

[]s!

|  .''`.  | Debian GNU/Linux: <http://www.debian.org>            |
| : :'  : | Debian BR.......: <http://debian-br.sourceforge.net> |
| `. `'`  |                  Be Happy! Be FREE!                  |
|   `-    |             "Think globally, act locally!"           |