Re: Familiarizando-se com o Debian

Bom, vamos lá tentar resolver suas dúvidas :-)

On Mon, Sep 10, 2001 at 04:50:05PM -0300, Marcio de Araujo Benedito wrote:
> [...]
> lugar nenhum!).
>
> 1) Nao consigo me conectar a internet. Meu cartao pcmcia esta funcionando e
> corretamente configurado. Ultimamente usava o kppp no slackware, mas como nao
> tem kde no debian, tentei outros discadores, sem sucesso. O wvdial e o
> ppp-facil conseguem, desde que o usuario a executar a conexao seja o root
> (que doido), estabelecer a conexao, mas o monstruoso mozilla nao navega. Os
> graficos gnome-ppp e o xisp nem conectar conseguem, dizem que o pppd morreu
> inesperadamente. Nos logs, o xisp pede para eu adicionar o usuario ao grupo

no meu caso utilizei o "pppconfig" para configurar a conexão, "pon" para
conectar e "poff" para desconectar.
no debian, os usuarios que tem permissão de conectar ou desconectar com
a internet, devem fazer parte do grupo "dip".
edite o arquivo /etc/group e coloque na linha do grupo dip os usuarios
que voce quer deixar executar um comando de conectar/desconectar.

a linha vai ficar mais ou menos assim:
dip:x:30:pedro,joaquim,andre,ana

> 2) Cade o Netscape? Alem do lynx, o unico navegador que achei nos 3 cds do
> potato foi o mozilla, que, convenhamos, com uma maquineta dessas nao da pra
> rodar.

A licença do netscape não permite distribui-lo nos CDs. Portanto, para
instalá-lo, é só usar a instalação via rede. quando você for fazer isso,
peça ajuda que nós ensinamos como fazer isso facilmente.

> 3) Usava o kmail para ler meus e-mails, mas como nao tem kde no debian, serve
> qualquer leitor de correio. Alguem pode me mandar um passo a passo para
> configurar o mutt para ler meus e-mails?. Eu ate ja fiz ele funcionar anos
> atras, mas perdi muita coisa dos meus alfarrabios.

crie um arquivo ~/.muttrc com o seguinte conteudo   (~ = /home/seuusername)

--- inicio ---
set mbox="~/Mail/Mbox"
set record="~/Mail/Outbox"
set postponed="~/Mail/Postponed"
set spoolfile="~mail/`whoami`"
my_hdr From: "coloque seu nome aqui" <seu@email.algumlugar.br>
set move="no"
--- fim ---

crie o diretorio ~/Mail
  $ mkdir ~/Mail

pronto, o mutt ja esta configurado. agora vamos ao fetchmail (para puxar
os e-mails de suas contas pop

crie o ~/.fetchmailrc com o conteudo:

--- inicio ---
server milho proto POP3 user USERNAMEREMOTO pass PASSWORDREMOTO is USERNAMELOCAL+here smtp localhost
--- fim ---

se tiver outras contas, coloque uma linha semelhante e mais com os dados da conta.

agora deve estar funcionando. execute:

  $ fetchmail          (vai puxar os e-mails)
  $ mutt               (vai ler/enviar os e-mails)

> 4) Como funcionam os runlevels???? Confesso, nunca vi tanta diferenca como no
> /etc/rc.d e /etc/inittab. Quando o micro reiniciou, foi direto para o modo
> grafico, mostrando o xdm, como eu uso a inicalizacao em modo texto mesmo para
> levantar o modo grafico com o startx quando me for conveniente, fui ao
> inittab para mudar o runlevel, e vi que la, do 2 ao 5, todos levantao o xdm!
> Para nao ter o inconveniente xdm comendo minha pouca memoria RAM, tive que
> remove-lo. E somente assim que o xdm nao levanta sozinho? Tenho que remove-lo
> para ter uma inicializacao em modo texto?

o xdm/gdm/wdm são feitos para inicializar o sistema graficamente.

Quando voce aprender direito isso sobre os runlevels, vai ver que no Debian
é muito mais estruturado que nos outros.

qualquer servidor pode ser parado/ligado assim:

  # /etc/init.d/servidor stop
  # /etc/init.d/servidor start
  # /etc/init.d/servidor restart

no caso de querer desativar o xdm temporariamente:
  # /etc/init.d/xdm stop

caso queira desinstalá-lo:
  # apt-get remove xdm

se quiser desativá-lo definitivamente sem desinstalá-lo, edite o /etc/init.d/xdm

o runlevel comum que o sistema fica apos o boot é o 2
quando voce dá reboot, ele passa para o 6 e depois da reboot.
quando voce dá poweroff/halt, ele passa para o 0 e depois desliga.
assim, dá para voce colocar programas especificos que rodam em cada runlevel, eventualmente enviando avisos para a rede de que seu micro vai desligar, ou dar reboot...

os /etc/rc1.d /etc/rc2.d ... tem todos links simbolicos para o /etc/init.d, que contem os programas.

ex do meu rc2.d
$ ls /etc/rc6.d
K10ipchains
K10ipchains  K20apache  K20logoutd     K20xfs         K50avrprog   S20sendsigs
K20alsa      K20inetd   K20ssh         K30setserial   S10portmap   S90reboot

os que começam com S vão chamar o script do /etc/init.d com o parametro "start"
os que começam com K (kill) vão chamar o script com "stop"
todos rodam na ordem seguinte:
  S00* K00* S01* K01* ... S99* K99*
acho que deu para entender...

> 5) E o /etc/rc.d? Como funciona? Antes de remover o xdm fui ate la para ver
> onde estava o script que o inicalizava para comentar a linha ou coisa assim,
> mas fiquei completamente perdido.
voce pode entrar no /etc/init.d/xdm e colocar na segunda linha dele
exit 0

se tiver mais duvidas, escreva...

  Abraços
  Pedro