Re: Familiarizando-se com o Debian

Olah!

Em Seg 10 Set 2001 16:50, Marcio de Araujo Benedito escreveu:
<snip>
| Perdoem a minha intromissao nesse assunto, mas ele tem tudo haver
| comigo. Sou usuario linux desde 97, sendo que comecei e ate hoje so
| usei slackware. Por mais que se apregoa no mundo que nao existem
| diferencas entre as distribuicoes do linux, ao experimentar a
| debian me senti tao perdido quanto no tempo em que migrei do
| windows 95 para o slackware 96!

	Seja bem vindo. Realmente naum existem grandes diferencas entre as
distribuicoes de Linux. Existem, sim, maneiras diferentes de fazer as
coisas. O basico continua o mesmo. O problema eh que os novatos quase
nunca tem tempo de aprender o funcionamento das coisas em baixo
nivel... isso faz com q uma distribuicao (aos olhos dos novatos) seja
completamente diferente da outra... o q eh uma inverdade.

| Baixei os 3 cds binarios do potato 2.2 r3, queimei e instalei. Nao
| tive problemas na instalacao, e nem para compilar meus programas
| especificos, pois instalei os task-devels. Mas o fato de eu nao
| conseguir me conectar a internet me inviabilizou, pois uso a
| maquina para trabalhar.

	Ops... computador para trabalhar eh importante... Vamos ver se
resolvemos o seu problema...

| Mas antes de desisitir e voltar para o bom
| e velho slack, resolvi entrar nesta lista e perguntar algumas
| coisas que estao me atrapalhando a usar a debian, lembrando que
| minha maquina e um notebook IBM ThinkPAD 365XD (pentium 120 com 24
| MB de RAM e 1 GB de HD) no qual tenho apenas linux (alias, nao
| tenho outro SO em lugar nenhum!).

	Nem eu!!! Notebooks saum um pouco **problema** no Linux... Mas nada
q um bom papo no IRC ou uma boa serie de emails naum resolva. Jah
verificou os arquivos da lista (em http://lists.debian.org/)? Lah jah
vi discussoes sobre notebooks.

| 1) Nao consigo me conectar a internet. Meu cartao pcmcia esta
| funcionando e corretamente configurado. Ultimamente usava o kppp no
| slackware, mas como nao tem kde no debian, tentei outros
| discadores, sem sucesso. O wvdial e o ppp-facil conseguem, desde
| que o usuario a executar a conexao seja o root (que doido),
| estabelecer a conexao, mas o monstruoso mozilla nao navega. Os
| graficos gnome-ppp e o xisp nem conectar conseguem, dizem que o
| pppd morreu inesperadamente. Nos logs, o xisp pede para eu
| adicionar o usuario ao grupo dip (eu ein???).

	Bem... isso **com certeza** jah foi **muito** discutido e com
certeza os arquivos da lista tem a resposta correta.
	Quanto ao programa... vc pode usar qq um dos q citou. Eu recomento,
pessoalmente, o pppconfig. Eh uma ferramente texto que eh mais ou
menos o **padrao** para o Debian. Os comandos para discar e para
desligar saum, respectivamente pon e poff. Eu, particularmente, gosto
de configurar um arquivo q eh exclusivo do Debian e q facilita muito
as coisas, o /etc/network/interfaces. Daih o comando para discagem eh
ifup e ifdown... Mas isso eh mais avancado... provavelmente faca
parte de uma outra "conversa" :-)
	Uma vez instalado e configurado o pppconfig, talvez vc gostasse de
instalar o gpppon, que eh uma applet para o gnome q faz o frontend do
pppconfig. Pessoalmente nunca testei... uso KDE... mas parece algo
bom.
	Quanto a naum existir kde no Debian... er... bem, acesse
http://kde.debian.net/ e voila! Lah tem as instrucoes para instalar
no potato.
	Quanto ao grupo... o que tem permissoes de escrita/gravacao no
terminal serial do modem no Debian eh o "dip". Basta acrescentar o
seu usuario no grupo dip. Por ex:
bash$ usermod -G dip, (acrescente todos os grupos q vc quiser)
<username>
	Um "man usermod" resolve.

| 2) Cade o Netscape? Alem do lynx, o unico navegador que achei nos 3
| cds do potato foi o mozilla, que, convenhamos, com uma maquineta
| dessas nao da pra rodar.

	Bem... se vc tiver rodando o KDE, recomento o Konqueror. Mas sou
suspeito (todos sabem q gosto muito do KDE)... Para instalar o
netscape:
bash# apt-get install netscape

	Alem disso, existe o galeon, o dillo, .....

	Quanto ao poder de processamento do seu notebook... Bem... nem
mozilla e nem netscape serao rapidos. Recomento o dillo, ou o galeon.
De qualquer maneira, as versoes mais atuais do mozilla saum
sensivelmente mais rapidas q o netscape.

| 3) Usava o kmail para ler meus e-mails, mas como nao tem kde no
| debian, serve qualquer leitor de correio. Alguem pode me mandar um
| passo a passo para configurar o mutt para ler meus e-mails?. Eu ate
| ja fiz ele funcionar anos atras, mas perdi muita coisa dos meus
| alfarrabios.

	Bem... qto a naum ter KDE, veja acima.
	Um otimo leitor de emails eh o sylpheed. O nosso amigo KoV mantem o
pacote para potato. Veja no repositorio dele (o endereco tah
antigo... naum sei se ainda estah lah. Pergunte para ele:
kov@debian.org.):
http://non-us.debian.org/~kov/debian/stable/

| 4) Como funcionam os runlevels???? Confesso, nunca vi tanta
| diferenca como no /etc/rc.d e /etc/inittab. Quando o micro
| reiniciou, foi direto para o modo grafico, mostrando o xdm, como eu
| uso a inicalizacao em modo texto mesmo para levantar o modo grafico
| com o startx quando me for conveniente, fui ao inittab para mudar o
| runlevel, e vi que la, do 2 ao 5, todos levantao o xdm! Para nao
| ter o inconveniente xdm comendo minha pouca memoria RAM, tive que
| remove-lo. E somente assim que o xdm nao levanta sozinho? Tenho que
| remove-lo para ter uma inicializacao em modo texto?

	Jah mencionei o projeto debian-br? Nos fizemos alguns documentos
bons, inclusive um que explica isso tim-tim por tim-tim (Guia
Pratico). Veja o projeto em http://debian-br.sourceforge.net/
	BTW: A leitura dos documentos a seguir eh "obrigatoria" para os
novatos e evitam muitas mensagens completamente inuteis:
Guia Pratico do Debian:
	http://debian-br.sourceforge.net/view.php?doc=pratico
Manual do APT:
	http://debian-br.sourceforge.net/view.php?doc=apt-howto-pt_BR
Focalinux:
	http://www.metainfo.org/focalinux/
Debian FAQ:
	http://www.debian.org/doc/FAQ/
	Fora isso, os arquivos das listas tem essas mesmas perguntas
respondidas pelo menos umas 10 vezes esse ano. Dah uma procurada no
endereco q jah mencionei.

| 5) E o /etc/rc.d? Como funciona? Antes de remover o xdm fui ate la
| para ver onde estava o script que o inicalizava para comentar a
| linha ou coisa assim, mas fiquei completamente perdido.

	Veja o item acima. Tah tudo no Guia pratico. Inclusive escrevo uma
secao sobre o file-rc, que eh uma alternativa aos scripts padrao SysV
que acho q serah de muita ajuda para vc.

| Bem, acho que e so isso. Como preciso trabalhar com este notebook
| amanha, estou acabando de reformatar o hd para instalar o slackware
| 7 nele. Mas ainda nao desisti de colocar o debian nele. Mas sem
| conexao com a internet e netscape....

	Naum desista. Com o tempo (e alguma leitura) vc vai conseguir a
mesma produtividade q conseguia antes com o Slack. (Na realidade,
muito mais..... mas, novamente, sou suspeito para afirmar!).

	[]s

	Pablo

--
Pablo Lorenzzoni (Spectra) <spectra@debian.org>