Re: Familiarizando-se com o Debian

Em Sexta 07 Setembro 2001 16:58, Elcio Mello escreveu:
> Bem com relação ao *mouse*, eu já tive problema parecido.
[corta]

Beleza, este era um dos problemas que tive, resolvi removendo o gpm do
sistema. Mas agora que voce deu esta dica, acho que vou instala-lo de novo...

Perdoem a minha intromissao nesse assunto, mas ele tem tudo haver comigo. Sou
usuario linux desde 97, sendo que comecei e ate hoje so usei slackware.
Por mais que se apregoa no mundo que nao existem diferencas entre as
distribuicoes do linux, ao experimentar a debian me senti tao perdido quanto
no tempo em que migrei do windows 95 para o slackware 96!

Baixei os 3 cds binarios do potato 2.2 r3, queimei e instalei. Nao tive
problemas na instalacao, e nem para compilar meus programas especificos, pois
instalei os task-devels. Mas o fato de eu nao conseguir me conectar a
internet me inviabilizou, pois uso a maquina para trabalhar. Mas antes de
desisitir e voltar para o bom e velho slack, resolvi entrar nesta lista e
perguntar algumas coisas que estao me atrapalhando a usar a debian, lembrando
que minha maquina e um notebook IBM ThinkPAD 365XD (pentium 120 com 24 MB de
RAM e 1 GB de HD) no qual tenho apenas linux (alias, nao tenho outro SO em
lugar nenhum!).

1) Nao consigo me conectar a internet. Meu cartao pcmcia esta funcionando e
corretamente configurado. Ultimamente usava o kppp no slackware, mas como nao
tem kde no debian, tentei outros discadores, sem sucesso. O wvdial e o
ppp-facil conseguem, desde que o usuario a executar a conexao seja o root
(que doido), estabelecer a conexao, mas o monstruoso mozilla nao navega. Os
graficos gnome-ppp e o xisp nem conectar conseguem, dizem que o pppd morreu
inesperadamente. Nos logs, o xisp pede para eu adicionar o usuario ao grupo
dip (eu ein???).

2) Cade o Netscape? Alem do lynx, o unico navegador que achei nos 3 cds do
potato foi o mozilla, que, convenhamos, com uma maquineta dessas nao da pra
rodar.

3) Usava o kmail para ler meus e-mails, mas como nao tem kde no debian, serve
qualquer leitor de correio. Alguem pode me mandar um passo a passo para
configurar o mutt para ler meus e-mails?. Eu ate ja fiz ele funcionar anos
atras, mas perdi muita coisa dos meus alfarrabios.

4) Como funcionam os runlevels???? Confesso, nunca vi tanta diferenca como no
/etc/rc.d e /etc/inittab. Quando o micro reiniciou, foi direto para o modo
grafico, mostrando o xdm, como eu uso a inicalizacao em modo texto mesmo para
levantar o modo grafico com o startx quando me for conveniente, fui ao
inittab para mudar o runlevel, e vi que la, do 2 ao 5, todos levantao o xdm!
Para nao ter o inconveniente xdm comendo minha pouca memoria RAM, tive que
remove-lo. E somente assim que o xdm nao levanta sozinho? Tenho que remove-lo
para ter uma inicializacao em modo texto?

5) E o /etc/rc.d? Como funciona? Antes de remover o xdm fui ate la para ver
onde estava o script que o inicalizava para comentar a linha ou coisa assim,
mas fiquei completamente perdido.

Bem, acho que e so isso. Como preciso trabalhar com este notebook amanha,
estou acabando de reformatar o hd para instalar o slackware 7 nele. Mas ainda
nao desisti de colocar o debian nele. Mas sem conexao com a internet e
netscape....

[]'s

Marcio de Araujo Benedito