Re: Familiarizando-se com o Debian

Olá,

Marcio de Araujo Benedito wrote:
Em Sexta 07 Setembro 2001 16:58, Elcio Mello escreveu:

1) Nao consigo me conectar a internet. Meu cartao pcmcia esta funcionando e corretamente configurado. Ultimamente usava o kppp no slackware, mas como nao tem kde no debian, tentei outros discadores, sem sucesso. O wvdial e o ppp-facil conseguem, desde que o usuario a executar a conexao seja o root (que doido), estabelecer a conexao, mas o monstruoso mozilla nao navega. Os graficos gnome-ppp e o xisp nem conectar conseguem, dizem que o pppd morreu inesperadamente. Nos logs, o xisp pede para eu adicionar o usuario ao grupo dip (eu ein???).

É isso mesmo, é preciso inserir os usuários autorizados no grupo devido (que apenas detém a permissão de acesso ao dispositivo). Para simplificar tal tarefa use, o addgroup

# addgroup user_que_pode_conectar dip

O mesmo procedimento também vale para acesso ao som (grupo audio) e aos discos (grupo disk)

2) Cade o Netscape? Alem do lynx, o unico navegador que achei nos 3 cds do potato foi o mozilla, que, convenhamos, com uma maquineta dessas nao da pra rodar.

Os 3 CDs contém APENAS software livre. Mas existe a seção non-free de pacotes que são muito usados como o Netscape por exemplo. Após conseguir conectar insira o non-free em suas linhas de fontes para o apt em /etc/apt/sources.list

Você pode também procurar no site do debian pelos pacotes .deb que quiser queimar num CD e instalá-los com o dpkg, se não puder conectar no mesmo micro (mas o apt-get simplifica mesmo a instalação de programas).

3) Usava o kmail para ler meus e-mails, mas como nao tem kde no debian, serve qualquer leitor de correio. Alguem pode me mandar um passo a passo para configurar o mutt para ler meus e-mails?. Eu ate ja fiz ele funcionar anos atras, mas perdi muita coisa dos meus alfarrabios.

Passo essa...

4) Como funcionam os runlevels???? Confesso, nunca vi tanta diferenca como no /etc/rc.d e /etc/inittab. Quando o micro reiniciou, foi direto para o modo grafico, mostrando o xdm, como eu uso a inicalizacao em modo texto mesmo para levantar o modo grafico com o startx quando me for conveniente, fui ao inittab para mudar o runlevel, e vi que la, do 2 ao 5, todos levantao o xdm!

Essa dica de mudar de runlevel 3 (texto) e 5 (gráfico) é uma implementação errada nos runlevels (não estou certo!) mas infelizmente muito comum em outras distribuições (ao menos Red Hat e Conectiva). Não e tão difícil de entender esses diretórios de runlevel. No debian temos o comando update-rc.d para simplificar, man nele :-)

Para nao ter o inconveniente xdm comendo minha pouca memoria RAM, tive que remove-lo. E somente assim que o xdm nao levanta sozinho? Tenho que remove-lo para ter uma inicializacao em modo texto? 5) E o /etc/rc.d? Como funciona? Antes de remover o xdm fui ate la para ver onde estava o script que o inicalizava para comentar a linha ou coisa assim, mas fiquei completamente perdido.

Era só apagar um link simbólico... depois de compreender o sistema você vai achar muito simples!

Bem, acho que e so isso. Como preciso trabalhar com este notebook amanha, estou acabando de reformatar o hd para instalar o slackware 7 nele. Mas ainda nao desisti de colocar o debian nele. Mas sem conexao com a internet e netscape....

Não será por isso :-) Não deixe de mandar outras dúvidas que aparecerem

Recomendo mesmo que você consulte os documentos "feitos em casa" que constam no site do debian-br, em especial o "Guia prático para o Debian GNU/Linux", que explica os detalhes e ferramentas específicos do Debian, ideal para você que já tem experiência com outra distribuição, e o "Como usar o apt", pra usufruir de todos os recursos deste poderoso sistema de gerenciamento de pacotes.

http://debian-br.sourceforge.net/documentacao.html

[]'s

Marcio de Araujo Benedito

Abraços,