Re: RES: Facilidade do Debian (era: Encontro dos usuários pernambucanos)

 /"\
 \ /  Campanha da fita ASCII - contra mail html
  X   ASCII ribbon campaign - against html mail
 / \

On Tue, 24 Jul 2001 andremac@pucminas.br wrote:

> [...]
> de disseminação do GNU/Linux entre usuários leigos reside no fato de que os
> drivers de dispositivo têm que ser compilados no kernel, ou então
> modularizados (mas ainda sim presos a uma versão específica do kernel). Isso
> impede que os próprios fabricantes de hardware criem os seus drivers, já que
> eles teriam que estar em sintonia com a árvore do kernel. Não existe uma
> interface bem definida para se fazer isso independente de qual kernel se
> usa. Isso é problema do Linux (por ser monolítico, etc, etc...) e não do GNU
> como sistema... não sei se fui bem claro...

	Depende... Se voce for usar um kernel tipo o que vem nos
Conectivas da vida, que instala praticamente todos os modulos
compilados... acho que isso nao seja um problema tao grande assim.

	Hoje, que fabricantes se dispoe a lancar um driver para linux? Com
excessao do model da Lucient, nao lembro de nenhum... ate porque eu nao
uso... se a minha maquina tem um modem (pctel ou de verdade!@ :), uma
placa de som Yamaha opl3-sax (nao tentem isso em casa... ela eh uma eca!
), uma placa de rede e outras coisas menores... comuns... o kernel
pracompilado faz bem o seu papel.

	Voce vai precisar compilar o kernel se tiver algo extra... fora do
comum... ai supoe-se que voce entenda um pouco mais do que esta fazendo...

	E voce diz mais abaixo que compilando na mao o kernel, voce tem um
desempenho melhor... concordo, mas acho que querer desempenho melhor, eh
pra quem gosta de escovar bit... (tipo nois! :), e nao pra usuario que ,
quando troca de windows, troca de maquina junto...

	E pra terminar, o kernel do linux nao eh monolitico... eh
justamente o contrario... kernel monolitico nao tem modulos... tipo os HP
UX da vida... e ate mesmo os BSD (normalmente!).

	Acho que era +- isso!

	T+

	Batata (aquele que depois do esporro da outra thread, nunca mais
vai responder mesg da lista em pvt! :)