RES: Facilidade do Debian (era: Encontro dos usuários pernambucanos)

	Acredite em mim... tem gente que não sabe nem isso... Não faz nem
idéia do que sejam diretórios, arquivos, etc.

> bom... eu acredito que o novo instalador vai endereçar isso... já vi
> até movimentação pra criar uma interface gráfica opcional para ele
> (já que ele será bem mais modular que o atual...)

	Espero que sim...

> por que "e agora não quero falar GNU"? O kernel não tem nada a ver com
isso...
> o nosso problema é a userland...

	Eu quis dizer que esse é um problema do Linux em quanto kernel, e
não do GNU como um sistema completo. Acredito que boa parte da dificuldade
de disseminação do GNU/Linux entre usuários leigos reside no fato de que os
drivers de dispositivo têm que ser compilados no kernel, ou então
modularizados (mas ainda sim presos a uma versão específica do kernel). Isso
impede que os próprios fabricantes de hardware criem os seus drivers, já que
eles teriam que estar em sintonia com a árvore do kernel. Não existe uma
interface bem definida para se fazer isso independente de qual kernel se
usa. Isso é problema do Linux (por ser monolítico, etc, etc...) e não do GNU
como sistema... não sei se fui bem claro...

> exatamente... esse usuários usam o kernel que vem pré-compilado... ele
funciona
> muito bem em alguns casos... (vide: meu 486)

	Não sei... tenho a impressão de que esses kernel's pré-compilados
são meio bloated. Tenho uma máquina bem mais ou menos (P100) e uma versão do
kernel somente com o que eu quero roda sensivelmente melhor. Mas não acho
que um usuário leigo tenha que fazer isso...

	Abraços,
	André Leão Macedo