Re: Ops! RES: Facilidade do Debian (era: Encontro dos usuários pernambucanos)

On Tue, 24 Jul 2001 16:18:43 -0300
Gustavo Noronha Silva <kov@debian.org> wrote:

> o problema que você citou não tem nada a ver com elas serem gráficas e sim
> com o que eu disse de tampar rachaduras com GUIs... se o Debian ainda
> tiver uma instalação gráfica, ótimo, mas não tenho isso como prioridade...

Depoimento de um leigo

	Embora eu me considere um usuário avançado de windows quando se trata de GNU/Linux eu sou completamente leigo. As maiores dificuldades que eu tive quando me deparei com o linux pela primeira vez (Conectiva 4.0), foram o esquema de partições e o nome dos dispositivos (/dev/hda...), a instalação em si, de uma forma geral não apresenta maiores problemas.

	Na instalação do debian, a meu ver, a única coisa que pode dificultar a vida de quem está instalando, e que dificultou a minha, é o dselect, mas nada que uma leitura na documentação (Dselect documentação para iniciantes) não resolva.

	Instalar não é o verdadeiro problema, o que realmente pega é a configuração, e a dificuldade de configurar um sistema GNU/Linux é diretamente proporcional ao hardware que você possui, não importa se você for usar debian, red hat, etc..., se você tiver algum hardware não suportado pela distribuição escolhida você vai ter dor de cabeça.

	Quanto à documentação, embora farta, em alguns casos ela é desatualizada, pressupõe que quem a está lendo é um usuário avançado e a grande maioria está em inglês, o que é um problema para muitas pessoas (exceção do guia foca que é excelente e do guia prático debian que também vai ser :-) ). Outro problema é que, mesmo os livros, são mais voltados à Red Hat.

	Mesmo tendo contato com o sistema GNU/Linux há mais de dois anos, eu o uso pra valer há apenas dois meses e escolhi a distribuição da Debian como a minha favorita por causa da liberdade que ela dá ao usuário, não tomando nenhuma decisão por ele (isso só é um problema se o seu hardware não for suportado).

	Eu estou sentindo na pele tudo isso para conseguir configurar a minha placa de vídeo que só é suportada no X4 (vide pergunta acima ;-) ).

	O sistema GNU/Linux exige dedicação do usuário para que ele tire maior proveito do sistema, e o debian não é diferente, tal dedicaçao consome tempo, e para pessoas que como eu são obrigadas a trabalhar com windows 2000 server (urgh!), sobra pouco tempo para se dedicar ao aprendizado deste sistema maravilhoso.

	Para terminar o debian não é mais difícil, ele é melhor.

--
Victor Maida - vmaida

/"\
\ /  CAMPANHA DA FITA ASCII - CONTRA MAIL HTML
 X   ASCII RIBBON CAMPAIGN - AGAINST HTML MAIL
/ \