Re: duvidas

Antonio Lobato wrote:

> Ola Pessoal.
> Ai vai mais duas perguntas genericas pra voces
>
> 1) O que significa o aviso "  - - MARK - -  " que aparece de vez em quando nos
> terminais virtuais (no meio de qualquer programa text-based que eu esteja
> usando ) ?

É simplesmente uma marca definida pelo syslog para que você saiba que a
tela
está rolando e facilitar a leitura dos logs de onde voce parou. É
especialmente
útil quando direciona mensagens de logs para um terminal virtual
desabilitado ou
se estiver usando o xconsole.

O valor padrão para a exibição do "-- MARK --" é de 20 minutos, voce
pode mudar
isso ou eliminar modificando o arquivo /etc/init.d/sysklogd e
acrescentando
a opção "-m valor" (0 desabilita).

>  2) Ja tenho uma familiaridade com o dselect e sei usar alguns comandos do
> dpkg, mas gostaria de conhecer a fundo uma ferramenta de instalacao, o apt
> ou o dpkg. Qual desses dois programas voces me recomendam aprendem
> (qual a diferenca entre eles ?) e onde encontro uma documentacao boa e
> profunda sobre eles ?

Para uma instalação rápida e sem problema de dependências prefira o apt
(ele é um front-end para o dselect que resolve automáticamente
dependencias,
etc), é bom um conhecimento básico do dpkg também é recomendável, no
mínimo
instalar, remover pacotes, coloca-los em hold no caso do apt falhar pela
falta do arquivo "Packages" ou por algum outro motivo. :-)

Instalando pacotes:

apt-get install pacote1 pacote2 pacote3 ...

Removendo o pacote (mantendo os arquivos de configuração)

apt-get remove pacote1 pacote2 pacote3...

Removendo completamente o pacote

apt-get --purge remove

De uma consultada na página de manual do apt, dpkg ou execute um --help
neles, eles possuem muitas opções úteis que ajudam tanto o usuário
quanto
Developers...

Gleydson Mazioli da Silva
gleydson@escelsanet.com.br
gleydson@linuxbr.com.br

* O tempo foi algo que inventaram para que as coisas não acontecessem
todas de uma vez.