duvidas

Ola Pessoal.
Ai vai mais duas perguntas genericas pra voces

1) O que significa o aviso "  - - MARK - -  " que aparece de vez em quando nos
terminais virtuais (no meio de qualquer programa text-based que eu esteja
usando ) ?

 2) Ja tenho uma familiaridade com o dselect e sei usar alguns comandos do
dpkg, mas gostaria de conhecer a fundo uma ferramenta de instalacao, o apt
ou o dpkg. Qual desses dois programas voces me recomendam aprendem
(qual a diferenca entre eles ?) e onde encontro uma documentacao boa e
profunda sobre eles ?

Tom